Investimentos com
Bolsa
de Iniciação à Docência
chegam a R$1 milhão
Com o projeto aprovado integralmente, a UNISANTOS integra um seleto
grupo de instituições selecionadas para o Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Capes/MEC. Única da região, a
Universidade dará oportunidade para 129 alunos dos cursos de
Licenciatura vivenciarem a realidade de escolas públicas da região, com
bolsas de estudos do programa. Os investimentos destinados por conta da
parceria chegam a R$1 milhão.
Docentes da UNISANTOS e
professores supervisores das escolas onde os alunos vão estagiar também
são contemplados com bolsas. Para o programa estão selecionados alunos
dos cursos de Biologia, Filosofia, História, Letras, Matemática e
Pedagogia. A partir deste mês, eles irão dedicar 30 horas mensais em
diferentes atividades, nas escolas municipais Florestan Fernandes, Mário
de Almeida Alcântara, Martins Fontes e Vinte e Oito de Fevereiro.
O trabalho na formação de
professores, há mais de 50 anos, foi fundamental para a aprovação do
projeto. Uma equipe foi formada para essa concepção, com a participação
dos professores Roseane Marques da Graça Lopes, Fábio Maimone, Aparecida
Maria Meneguim, Cléber Ferrão Correa e Rosangela Ballego Campanha.
Segundo o professor Fábio
Maimone, diretor do Centro de Ciências Exatas, Artes e Humanidades, a
aprovação integral do projeto só comprova a experiência da Universidade
e ressalta o seu compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão. Ele
destaca, ainda, que a ação reforça a concepção pedagógica na UNISANTOS.
“A prática docente também é uma reflexão sobre a teoria”.
Encontro -
A primeira reunião do grupo
aconteceu no último dia 11, no Campus Dom Idílio José Soares. Alunos,
docentes da UNISANTOS responsáveis pelos projetos e professores
supervisores das escolas conheceram um pouco mais sobre o programa,
depois de acolhidos pela equipe responsável da instituição. “Quem ganha
com o PIBID é o Brasil, são os professores das escolas envolvidas, são
os nossos alunos e a Universidade”, disse o professor Fábio Maimone.
Coordenadora pedagógica da
escola Florestan Fernandes, Maria Cristina Magalhães de Paula estava
ansiosa para o início do programa. Ela considera como excelente a ideia
de levar o aluno para conhecer a realidade, contando com a supervisão de
professores do colégio. “Esperamos respostas, pois precisamos encontrar
soluções para os nossos problemas com essa prática”.
Selecionada para participar
do projeto, Ana Vitória Greghi, do 4º semestre de Pedagogia, disse que o
PIBID é muito importante para quem ainda não teve iniciação à docência e
que esta é uma forma de contribuir para o desenvolvimento do País.
“Fiquei muito feliz por esta conquista. Acompanhei de perto o trabalho
dos nossos professores e vi o quanto se dedicaram para que pudéssemos
ter esse diferencial na formação”.
Vinícius Alexandre Ribeiro
Scarpin, do 6º semestre de Filosofia, acredita que a experiência será
importante para desenvolver novas práticas. Em relação a sua área, disse
que a Filosofia na escola é importante para que as pessoas pensem
melhor, desenvolvam o senso crítico e reflitam mais. Diego Oliveira
Turato, do 6º semestre do curso de História, ressaltou a relevância do
programa para a sua formação, considerando que esta é a oportunidade
para crescer e não chegar sem experiência em sala de aula.
Emoção -
Diretora da Escola Mário de
Almeida Alcântara, Ivone Barros Dantas disse que sonhou muito com esse
dia. “Pensei que fosse me aposentar sem ver um projeto como este”,
contou emocionada a professora que atua há 27 anos no magistério e agora
está como dirigente de ensino. Segundo ela, todos vão ganhar, escola,
professor e aluno. “Esse convênio com a UNISANTOS é um passo enorme para
melhorar o nosso trabalho”. |
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Professor Fábio Maimone iniciou a apresentação para alunos e
professores
Da escola Florestan Fernandes,
Maria Cristina de Paula
Do curso de História,
Diego Oliveira Turato
Do curso de Pedagogia,
Ana Vitória Greghi
Do curso de Filosofia,
Vinícius Alexandre Scarpin
Diretora da escola Mário de Almeida Alcântara, Ivone Barros
Dantas
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