Gestão
Ambiental e Engenharia lançam campanha
de consumo sustentável
"Cultive
essa ideia, apague a luz". Esse é o tema da campanha de consumo
sustentável de energia elétrica que os alunos do 3º semestre de Gestão
Ambiental, com o apoio dos alunos do 1º semestre de Engenharia
Ambiental, lançaram, ontem (21), para a comunidade acadêmica da
UNISANTOS.
Os
estudantes dos dois cursos dividiram-se em grupos e iniciaram a campanha
visitando as salas de aula e apresentando para alunos e professores os
principais objetivos e métodos do programa. Nessa oportunidade, eles
ainda afixaram os adesivos de divulgação da campanha nas classes.
Para o aluno de Gestão
Ambiental, Armando Henrique Ferreira, além do ganho acadêmico, de
vivenciar a implantação de um projeto na prática, os alunos ainda estão
tendo a oportunidade de deixar um legado. “Ganhamos como experiência e
ainda temos a oportunidade de deixar uma marca na Universidade”,
explicou.
Também do curso de Gestão Ambiental, Ana Carolina Pereira Mattos destacou
que o projeto beneficia a comunidade, o meio ambiente e o curso. Ela
ainda acrescentou que a implantação do projeto é um diferencial imenso
para a formação. “Já participei de entrevistas em que solicitaram
projetos, se eu não tivesse nada em mãos eu não teria um diferencial”,
ressaltou.
Integrada ao projeto por
conta do apoio do curso de Engenharia Ambiental, Ana Carolina Motta
Andrade considera a experiência um ganho coletivo. “Esse projeto poderia
ser aplicado em qualquer local, de empresas a indústrias. Isso enriquece
a grade curricular do curso”.
Campanha
A ideia do projeto surgiu durante as aulas da disciplina Impactos
Ambientais, ministrada pela professora Ângela Maria Gonçalves Frigério.
O objetivo é implantar, inicialmente no Campus Dom Idílio José Soares,
um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) com o qual os alunos poderão
monitorar e gerir os dados do consumo de energia e posteriormente
informar a comunidade sobre os resultados.
A campanha visa ainda conscientizar toda a comunidade acadêmica e
promover uma mudança comportamental quanto ao consumo de energia. Os
adesivos afixados nos quadros de luz visam estimular as
pessoas a desligar luzes, ventiladores e equipamentos elétricos sempre
que estiverem saindo da sala.
Criação dos Adesivos
A criação da logomarca da campanha foi desenvolvida pela aluna do curso
de Publicidade e Propaganda, Karine Suffi, com o apoio da professora
Maria Bernardete Caetano Sarmento. A partir dessa criação foram
desenvolvidos os adesivos com a mensagem "Cultive essa ideia, apague a
luz”. |
|
Turmas de Gestão e
Engenharia Ambiental se reuniram antes das visitas
Alunos visitaram as classes
para divulgar a campanha
Adesivos foram afixados
próximos aos quadros de força das classes
"Cultive essa ideia,
apague a luz"
é o tema da campanha
Campanha visa ainda
conscientizar
toda a comunidade acadêmica
|
|
|