As ações de formação de educadores têm como finalidade indicar elementos teórico-práticos que possam contribuir para ampliar os conhecimentos dos participantes e estimular o debate sobre a educação como direito humano fundamental, que precisa ser garantido a todos, sem qualquer distinção, promovendo a cidadania, o respeito e a igualdade. Compreende-se que a construção do conhecimento precisa se fazer significativa, o que ocorre quando se valoriza as necessidades, a curiosidade, a identidade cultural e os saberes dos sujeitos em formação, e se tem como utopia a transformação social.
Coordenação
Prof. Me. Paulo Roberto Börnsen Vibiam
Profª. Me. Lilian Matheus Marques
Projeto Vivências Pedagógicas: Reflexões críticas sobre a prática docente
Ementa
A Universidade Católica de Santos, por meio do seu Programa de Pós-Graduação em Educação, propõe-se a contribuir para a formação continuada dos professores da Educação Básica na Baixada Santista, com vista ao seu desenvolvimento profissional e à integração social e cultural entre as Escolas e a Universidade.
O projeto tem seu foco nas reflexões sobre a prática docente e será realizado por meio de encontros mensais entre professores das Escolas de Educação Básica e pesquisadores do Programa de Educação, além de egressos da Pós-Graduação e estudantes de licenciatura da instituição.
Objetivo geral
Organizar processos de formação continuada em serviço, para os professores de escolas da educação básica na Baixada Santista por meio da troca de experiências, com vistas a potencializar a identidade profissional dos participantes e a desenvolver a reflexão crítica e transformadora de suas práticas.
Objetivos específicos
a) Aprofundar reflexões sobre a identidade profissional docente;
b) Propiciar o exercício da troca de experiências como caminho metodológico para a atuação em situações de ensino e também para o trabalho coletivo na escola;
c) Sensibilizar os professores para a prática da escuta pedagógica como uma condição necessária para uma formação humanizadora;
d) Compreender necessidades de formação e delinear com eles possibilidades de estudos e perspectivas de atuação.
a) Metodologia
A metodologia utilizada será a da pesquisa-formação, caracterizada como uma pesquisa que se desenvolve no âmbito de um processo intencional e sistemático de formação, e se inscreve no paradigma da pesquisa-ação. O desenho metodológico da pesquisa-formaçãco ora proposto, de abordagem qualitativa, inclui métodos dialógicos, participativos e colaborativos, coerente com tal perspectiva e consubstancia-se em uma espiral ascendente de construção de conhecimentos que se realiza em ciclos sucessivos de “leitura da realidade”; “análise crítica da prática”; e elaboração de “propostas de ação”, na direção transformadora.
b) Público-alvo
Professores atuantes das escolas conveniadas com a UNISANTOS, inscritos mediante formulário específico e com disponibilidade para participar do Projeto.
c) Responsáveis
Profª. Drª. Maria Amélia Santoro Franco
Profª. Drª. Maria Isabel de Almeida
Prof. Dr. Alexandre Saul
Prof. Dr. Antonio Miranda Galleão
d) Ações
De curto e médio prazo:
1) Realização de encontros formativos mensais, no formato virtual, durante a pandemia, e presencial no espaço da UNISANTOS, quando do retorno das atividades regulares na Universidade e nas escolas, com a mediação das duas docentes e de egressos do PPGE;
De longo prazo:
2) Elaboração de Cadernos de Práticas Pedagógicas como resultado das construções teórico-práticas do percurso formativo.
Encontros
1º sem/2022
Realização de encontros mensais, com 2 horas de duração, para trocas de experiências, estudos teóricos e discussões/reflexões sobre a prática. Encaminhamentos para sistematização dos elementos significativos produzidos ao longo das atividades formativas e produção dos Cadernos de Práticas Pedagógicas.