O evento tem como objetivo propor ampla discussão sobre o futuro e a conjuntura do País, a partir do marco referencial dos 200 Anos da Independência do Brasil, comemorados em 2022. A pouco mais de um ano do bicentenário, muitas questões vêm ganhando visibilidade e necessidade de discussão. Mesmo passados dois séculos da emancipação política brasileira, temos a sensação de que muitos processos ainda estão inconclusos, e precisamos debatê-los com a atenção que merecem. Nesse sentido, pretende-se, ao longo desses meses que precedem o fortuito 7 de setembro, propor um diálogo amplo com vários setores da sociedade e refletir sobre o que foram esses 200 anos de independência, como uma espécie de saldo em que poderemos problematizar nossa própria realidade à luz de um evento histórico de tamanha representatividade nacional.
PÚBLICO-ALVO
Estudantes de todas as áreas, professores pesquisadores e sociedade em geral.
DATAS E HORÁRIOS
21/09 – 19h30: Prof. Dr. César Agenor – “Ciência, imprensa e política na Independência do Brasil”
19/10 – 19h30: Prof. Dr. Alexandre Saul Pinto – “Cem anos de Paulo Freire: por um Estado Independente e radicalmente democrático”
10/11 – 19h30: Prof. Dr. André Luiz Rodrigues Carreira – “Direitos Humanos, violência e o papel das polícias no Brasil contemporâneo”
OUTRAS INFORMAÇÕES
Prof. Dr. Leandro da Silva Alonso
Docente do Curso de História
E-mail: leandro.alonso@unisantos.br