MAP – Mais de 2.800 estudantes participam da III Mostra de Atividades de Pesquisa da UNISANTOS. Durante cinco dias, foram realizadas 627 sessões para bancas avaliadoras

Estudantes do 6° semestre do curso de Administração apresentaram um estudo de caso

Mais de 2.800 estudantes apresentaram os seus trabalhos científicos durante a III Mostra de Atividades de Pesquisa (MAP) dos cursos de graduação da UNISANTOS. No total, foram 627 sessões que envolveram 193 projetos de iniciação à pesquisa, 202 projetos interdisciplinares de pesquisa, 161 projetos temáticos de pesquisa e 71 projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Durante 30 horas de exposições simultâneas, divididas nos períodos da manhã e noite, as pesquisas foram apresentadas às bancas de especialistas que analisaram a relevância, a pertinência e os procedimentos metodológicos. Os trabalhos também são fruto do componente “Atividade Curricular de Pesquisa”, que promove e incentiva a produção científica desde o início do curso.

 

Abertura do Pitch na área do Direito

Entre os eventos externos que ocorreram durante a III MAP, foram realizados três pitchs (apresentação oral breve e direta de uma empresa, produto, serviço ou ideia), sendo dois coordenados por estudantes de Direito que tiveram como temática o uso da inteligência artificial nas relações empresariais. Essas atividades foram prestigiadas pelos deputados federais Alberto Mourão e Juliana Cardoso. O terceiro pitch foi na área de negócios para startups, com estudantes do curso de Administração. Este contou com a participação da coordenadora de Projetos e Sistemas em TI na Brasil Terminal Portuário, Carla Trindade, da gerente de Qualidade e Inovação na Nita Alimentos, Patrícia Klein, Head de Negócios e Estratégias na Juicyhub, Raphael Bonna, e do diretor de Estratégia Corporativa na Unimar Agenciamentos Marítimos, Thiago Santos.

 

Diretora do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci), a professora doutora Adriana Florentino de Souza disse que a MAP já está consolidada como o maior evento científico da UNISANTOS, tanto em número de participantes quanto em apresentações científicas. Nesta terceira edição, os números já se aproximam muito de índices alcançados em eventos nacionais da mesma natureza. Ela enfatizou a importância do evento para o desenvolvimento da ciência no País, uma vez que os estudantes são estimulados às descobertas por meio de projetos desenvolvidos durante seis meses ou um ano. Ao expor para uma banca e estimular o debate, eles compreendem “que a ciência está em constante evolução, e por isso o aprendizado é uma tarefa que não se encerra com a conclusão da pesquisa desenvolvida, mas continua para toda a vida”, destacou.

 

“Efeitos da Pandemia e Revisão Compulsória dos Contratos de Locação Residencial” foi o tema de estudantes de Direito

PESQUISAS – Com o objetivo de avaliar a aplicação de metodologias pedagógicas baseadas nas inteligências múltiplas, Ana Beatriz Hero de Moura, Ana Julia Bezerra da Silva, Ana Luiza Alexandrino Rocha, Gabriele Teixeira de Souza, Gabrielly Estér Dória de Moura e Yasmim Tarrazo Nunes Melo, do 4º semestre do curso de Pedagogia, apresentaram a pesquisa “Explorando as inteligências Múltiplas no TEA: A Integração de Arte e do Movimento na Inteligência Espacial”. As alunas consideraram que atividades de arte e movimento se mostram úteis para o desenvolvimento cognitivo, e alertaram que é necessário haver uma melhora na educação inclusiva no Brasil.

 

Estudantes de Arquitetura compararam edificações dos Estados Unidos e de São Paulo

Estudantes do 4° semestre do curso de Letras, Beatriz Veríssimo de Lima Felipe, Fabiana Dias dos Santos e Mariana Carolina de Barros Hilário apresentaram o projeto “Transformação das Palavras na Era Digital”. Com a popularização dos meios digitais, a linguagem se adaptou ao novo modelo. Com essa premissa, por meio de uma pesquisa qualitativa, o grupo mostrou como essa mudança para o meio digital interfere no aprendizado das crianças, já que muitas delas escrevem as gírias que usam nas redes, dificultando o trabalho do professor. Para elas, isso não é uma ameaça e sim um processo evolutivo da língua, mas é preciso cuidado na hora de ensinar a norma culta nas instituições.

 

ECONOMIA – Do 6° semestre do curso de Direito, Mariana Monteiro Moraes e Thalita da Silva Nunes apresentaram a pesquisa “Efeitos da Pandemia e Revisão Compulsória dos Contratos de Locação Residencial”. Usando como base a teoria da imprevisão e a teoria da onerosidade excessiva, o projeto teve como foco as ações do poder judiciário no período da pandemia, e como locador e locatário foram afetados. Segundo elas, é necessária uma revisão legislativa para que as teorias analisadas possam ser implementadas.

 

Compreender os fatores inflacionários entre 2014 e 2023 foi o objetivo da pesquisa “A Influência das Políticas Fiscal e Monetária no Brasil: Ipca Sobre Alimentação e Bebidas”, dos alunos do 6° semestre de Ciências Econômicas, Adilson Azanha Gomes Martins, Andressa Vitoria Araujo De Souza, Emanuelle Costa Moura Jorge e Pedro Ferrari Mendes. Por meio de coleta de dados e análise, o grupo constatou que os gastos públicos são relevantes na dinâmica de preços. Outro ponto destacado foi a variação de arrecadação dos impostos no período, com o agravante da pandemia de COVID-19.

 

Estudantes de Relações Internacionais discutiram crise financeira e os impactos da globalização nos anos 1990

“Crises Financeiras dos Anos 1990: A Crise Brasileira de 1999”. Este foi o título da pesquisa dos estudantes do 6° semestre do curso de Relações internacionais, Carlos Dimitri Cescon, Eric Santos, Guilherme de Moraes Junqueira da Silva e Laís Eugênio Lobue dos Santos, cujo objetivo foi  compreender o impacto da globalização neste período. Eles mostraram que um dos principais fatores que contribuíram para a crise foi a baixa demanda de commodities na época. Para chegar aos resultados, analisaram dados por meio da interpretação de gráficos.

 

SAÚDE – Um bolo nutritivo, restrito em carboidratos refinados, sem adoçantes artificiais e com alta concentração de fibras. Este foi o resultado do trabalho “Elaboração de fluxograma de processo e rotulagem nutricional de protótipo de produto destinado para diabéticos”, dos estudantes do 4º semestre do curso de Nutrição, Ana Isabelly Macena da Silva, Lívia Vitória Santos da Silva, Matheus de Souza Alves Garcia e Murilo Fontes Blac. Eles elaboraram um fluxograma de processo de rotulagem nutricional de protótipo, sabendo que o Diabetes Mellitus é um dos maiores desafios de saúde pública no século XXI, impulsionado principalmente por dietas ricas em açúcar e pobres em fibras, o que contribui significativamente para seu desenvolvimento.

 

Estudantes de Nutrição realizaram estudos para o preparo de um bolo restrito em carboidratos refinados

A atuação do psicólogo é fundamental para garantir que o processo de transição ocorra de maneira respeitosa e empática, priorizando a autonomia e bem-estar do paciente durante todas as etapas do processo. Essa foi a conclusão da pesquisa “Atuação psicológica no processo de transição de gênero”, apresentada pelos estudantes do 6º semestre do curso de Psicologia, Amanda Serra Antunes, Isabella Scarparo Cruz, Lucas de Oliveira Bampa, Maria Eduarda Malacarne, Maria Eduarda Rodrigues e Thamy Natsumi Guibo.  Durante o estudo, baseado na demanda da população trans, no contexto atual, eles identificaram como essencial o apoio psicológico adequado para o bem-estar e saúde mental dos indivíduos, especialmente diante dos desafios como a discriminação, o estigma e o estresse decorrente da falta de aceitação.

 

Com o objetivo de potencializar o efeito antineoplásico do medicamento Clorambucil, aumentando sua biodisponibilidade e reduzir efeitos colaterais, os estudantes do 4º semestre do curso de Farmácia, Rafaela Assunção, Caio Brombati Martins, Arthur Felinto Mendes Ricciotti e Arthur de Matos Fonseca Ruggi apresentaram a pesquisa “Proposta de Desenvolvimento de um híbrido molecular do Clorambucil”. Com base em estudos encontrados na revisão bibliográfica, eles consideraram que é possível propor a síntese de um híbrido, que teria uma potencialização da ação antineoplásico, aumento da biodisponibilidade e redução de efeitos colaterais de utilização.

 

Estudantes de Psicologia discutiram a atuação do profissional no processo de transição de gênero

ÉTICA – “O Escândalo das empresas Cambridge Analytica e Facebook Retratados no filme Privacidade Hackeada (2019)” foi o título da pesquisa interdisciplinar dos estudantes dos 2ºs semestres de Jornalismo Bruno Silvestre Gentile, Eduardo Moura Santos, João Victor Laranjeira Isidro e Matheus Ferreira Reginaldo; de Cinema e Audiovisual, Giulia Tamaki Medina; e de Publicidade e Propaganda, Victor Fresneda Marques. O objetivo foi analisar as questões éticas presentes no filme “Privacidade Hackeada”, onde é relatado o uso não consensual de dados de 87 milhões de usuários do Facebook e outros abusos nas eleições presidenciais dos Estados Unidos de 2016. Os resultados demonstraram a violação de princípios éticos e o uso de plataformas digitais para influenciar e manipular a opinião pública.

 

“Pesquisa Avançada em Aprendizado de Máquina na Detecção de Discurso de Ódio” foi o trabalho apresentado pelos alunos do 6° semestre do curso de Ciência da Computação, Axel de Oliveira Palmeira, Gabriel Henrique Marques Rocha e Gustavo Marcos Xavier. O projeto se baseou no crescente aumento de interações nas redes sociais, facilitando o discurso de ódio. Para a realização da pesquisa, eles fizeram uma revisão da literatura e concluíram que a temática é de suma importância e é preciso uma automação na captação desses discursos na internet.

 

Estudantes de Engenharia Civil apresentaram pesquisa  a recuperação estrutural dos prédios inclinados em Santos

Com o tema “O Impacto da Gestão de Fornecedores na Qualidade da Produção de Bens e Serviços”, Gustavo Belem, Liriane Vitória Santana, Manuela Fonseca Rodrigues, Veridiana Dutra Ventura Barcellos e Vitoria Lima De Carvalho, do 6° semestre do curso de Administração, fizeram um estudo de caso da empresa Hapag-Lloyd, que atua no ramo de transporte marítimo. Visando analisar como a empresa faz a contratação de seus fornecedores, os estudantes puderam observar que esse é um ponto bem trabalhado na instituição. Para eles, ao selecionar um bom fornecedor, ela garante uma maior satisfação do cliente.

 

ENGENHARIA – Do 2º semestre do curso de Engenharia Civil, Douglas Cordeiro de Oliveira, Evandro Fernandes Moreira de Almeida, João Paulo Cenciani Jordão, Manuelly Primo dos Santos e Mariana dos Santos Jaques apresentaram o trabalho “Contexto do caso da recuperação estrutural dos prédios inclinados, especialmente do edifício Núncio Malzoni”. A partir de uma pesquisa bibliográfica, o grupo compreendeu os aspectos históricos e sociológicos da ocupação da Orla de Santos e, assim, as causas para o fenômeno dos prédios inclinados em Santos.

 

Estudantes de História discutiram o processo de tombamento do Sindicato dos Estivadores

Com o objetivo de analisar e comparar as soluções empregadas nas edificações do International Spy Museum, em Washington, nos Estados Unidos, e do Conjunto Nacional, em São Paulo, as estudantes do 4º semestre de Arquitetura e Urbanismo, Fernanda Damasceno Ferreira Martins e Julia Carrara Varelas de Souza, apresentaram a pesquisa “International Spy Museum”.  Com foco no uso do aço e do concreto armado, a fim de compreender as potencialidades desses materiais na concepção e execução de projetos arquitetônicos distintos, as estudantes concluíram que ambos fazem o uso extensivo de vidro, porém o Conjunto Nacional de São Paulo possui uma volumetria mais simples,  enquanto o Internacional Spy Museum utiliza estrutura de concreto armado, típico das construções modernistas da época.

 

HISTÓRIA – “O Sindicato dos Estivadores de Santos tem grande peso histórico e arquitetônico como patrimônio cultural da cidade”. Essa foi a conclusão da pesquisa “O processo de tombamento do Sindicato dos Estivadores de Santos e sua importância histórica”, apresentada pelos estudantes do 2º semestre de História, Beatriz França de Souza e Silva, Carolline Lourenço de Araújo, Diego Lira Moutinho, Eduarda Feitosa Fisori e Guilherme Lira Moutinho. O trabalho abordou a importância de promover a conscientização do papel de cada indivíduo como formador/perpetuador da memória e do local. Para os estudantes, a pesquisa sobre o tombamento da antiga sede do sindicato resgata a importância do edifício e reflete as lutas sociais que marcaram o movimento sindical no Brasil.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!