Estudante do 2º semestre de Jornalismo, Lara Musa Gomes Luquini foi uma das vencedoras do concurso “Uma história na minha esquina”, promovido pela Revista Piauí. Com a matéria “A construção de registros”, ela conquistou a terceira colocação na competição que recebeu 452 inscrições de estudantes de todo o País.
Sua matéria é sobre um ajudante de obras da Prefeitura de Santos , que também é fotógrafo. A pauta surgiu quando ela conheceu, por meio do Instagram, o Observatório de Arte Preta e Periférica, espaço de pesquisa e produção cultural. Neste espaço, identificou alguns perfis e decidiu contar a história do servidor público que deseja que no futuro a fotografia seja a sua fonte de renda maior. A publicação deverá ocorrer no mês de janeiro, pois ainda passará por um processo de edição da revista.
A discussão de pauta, apuração e produção de texto ocorreram durante as aulas de Prática de Reportagem. Foram os professores mestres Eduardo Rubi Cavalcanti e Lidiane do Nascimento Diniz Fernandes Santos de Souza que divulgaram e incentivaram os estudantes a participarem do concurso.
O INÍCIO – Lara Musa sempre gostou de escrever e do universo esportivo, por isso, aos 15 anos entrou em contato com a equipe responsável pelo site independente “spfc24horas”, para pedir uma oportunidade e, assim, começou a escrever sobre vôlei. Foi a partir daí que surgiu a paixão pelo jornalismo. A opção pela UNISANTOS veio das informações de pessoas que já tinham estudado na instituição, o que deu a certeza de que era a melhor escolha na região.
O resultado do concurso animou a estudante, que pretende ir atrás de outros desafios. “Já me vejo buscando outros concursos e atividades desse tipo, não apenas pelo prêmio material, mas, sim, pelo reconhecimento e visibilidade, algo que na profissão de jornalista é tão importante”, destaca Lara Musa, que recebeu um prêmio de R$2 mil e um kit Piauí/Companhia das Letras (com livros e brindes).