Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva, a professora doutora Lourdes Conceição Martins participou, nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, do Fórum Nacional de Coordenadores de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, na Universidade Estadual do Ceará, em Fortaleza. O evento reuniu 140 coordenadores e pesquisadores da área que discutiram os rumos dos programas de pós-graduação no Brasil e o seu papel no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
A professora Lourdes Martins contribuiu com as discussões sobre a relevância da pesquisa interdisciplinar para enfrentar os desafios da saúde pública, como as assimetrias sociais, o impacto das mudanças climáticas e a promoção de políticas de saúde inclusivas e sustentáveis. Outro ponto de destaque no evento foram as ações afirmativas, reforçando o compromisso dos programas com a inclusão e a equidade.
Docente e pesquisadora do Programa, a professora doutora Luzana Mackevicius Bernardes também participou do evento.
CONGRESSO BRASILEIRO – Docentes e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva, os professores doutores Luzana Mackevicius Bernardes e Eduardo Carvalho de Souza apresentaram trabalhos científicos, no 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde (PPGS) da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), que teve início no dia 3 e segue até hoje, em Fortaleza.
Os docentes, que estavam acompanhados pela coordenadora do Programa, a professora doutora Lourdes Conceição Martins, contribuíram com os seus trabalhos para as discussões sobre os desafios do financiamento da saúde, o impacto da judicialização no Sistema Único de Saúde (SUS) e as oportunidades de fortalecimento do complexo econômico-industrial da saúde no Brasil.