PESQUISA – Jornada e Mostra de Iniciação Científica contam com 65 trabalhos produzidos por estudantes do ensino médio das escolas conveniadas com a UNISANTOS

Estudantes apresentaram as suas pesquisas para colegas, e  docentes

Aprendizado, conhecimento, oportunidade, descoberta e experiência foram algumas das palavras que expressaram o sentimento dos estudantes durante a apresentação das suas pesquisas na XIV Jornada de Iniciação Científica do Ensino Médio e na IX Mostra de Iniciação Científica do Ensino Médio, realizada no último dia 17. No total, foram 65 trabalhos produzidos por 97 estudantes, sob orientação de 47 docentes. Desses, 50 jovens desenvolveram os seus projetos na UNISANTOS, durante um ano, com bolsa de fomento à pesquisa, por conta de convênio com escolas de ensino médio e técnico da Região Metropolitana da Baixada Santista.

 

Letícia Izabelly de Aragão
Mariana Santos Oliveira

 

As apresentações, no formato de pôster, foram prestigiadas por familiares e colegas dos estudantes, além de docentes das escolas parceiras. Pesquisadores da UNISANTOS avaliaram os trabalhos, sendo que 20 foram premiados como parte da Jornada e 4 foram premiados como parte da Mostra.

 

Com o tema “A Ética Nossa de Cada Dia: Ética das Virtudes e Dilemas Morais”, a estudante Letícia Izabelly Teodoro de Aragão, da Escola Estadual Professor Diniz Martins, de Guarujá, por meio da revisão bibliográfica, conheceu textos clássicos da Filosofia para refletir sobre moral e ética. Orientada pelo professor doutor Ângelo Antônio Pires de Oliveira, ela se aprofundou nas obras de Aristóteles e considerou o quanto os seus estudos são úteis nos dias atuais, ao refletir que toda ação do ser humano visa um bem, e que até mesmo a natureza atua com uma finalidade.

 

DESCOBERTAS – Estudante do Liceu Santista, Mariana Santos Oliveira teve como estudo de caso a Escola Estadual Prof. Jon Teodoresco, em Itanhaém, para desenvolver o tema “A Matemática e a Geometria Aplicada aos Elementos Estruturais da Edificação”.  Sob orientação do professor mestre Ricardo Augusto de Mello Granata, ela construiu duas maquetes representando a escola e que foram apresentadas para ilustrar as suas considerações de que a estrutura da escola se deriva da sua própria arquitetura. “Foi muito legal fazer esse projeto. Me ajudou muito a descobrir os conceitos”, disse.

 

Enzo Guzella Barroca
Suzane Christinni de Souza

“Foi muito boa a experiência. Ainda mais por ter contato com um laboratório incrível”, destacou a estudante Nathaly de Souza Rodrigues Silva, da escola 1° de Maio. Orientada pelo professor doutor Hirochi Yamamura, a estudante desenvolveu a pesquisa “Cromatografia Líquida – HPA”, que teve objetivo discutir as aplicações práticas e os avanços tecnológicos da cromatografia líquida (método de separação de compostos químicos). Ela analisou 26 pontos das praias de Santos, e não encontrou nenhum poluente de HPA (Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos), mas foram descobertos outros materiais, como o alumínio.

 

Estudantes e docentes das escolas parceiras prestigiaram os eventos

“Síntese de biofilmes com resíduos vegetais e óleos essenciais diversos, para utilização na conservação de alimentos: uma alternativa promissora na preservação de materiais aliada à Química Verde”. Este foi o título da pesquisa do estudante Enzo Guzella Macchione Barroca, do Colégio Objetivo de São Vicente, sob orientação do professor doutor Marco Antonio Cismeiro Bumba. Com o objetivo de encontrar alternativas para substituir o plástico filme convencional, ele fez a extração da gelatina e da antocianina da casca da uva, criando um biofilme que teve a sua eficácia correspondida.

 

“Quando aceitei o desafio, almejava algo além da pesquisa. Eu queria experimentar o ambiente acadêmico. Frequentei reuniões, conheci pessoas e tive uma excelente orientação. Todo o processo foi muito satisfatório”, disse a estudante Suzane Christinni Santos de Souza, da Escola Estadual Zulmira Campos, que desenvolveu a pesquisa “Refúgio e Arte: Retratos na Literatura infanto-juvenil”. Sob a orientação da professora doutora Liliana Lyra Jubilut, ela estudou a literatura infanto-juvenil que aborda a temática do refúgio e utilizou a abordagem dedutiva, com pesquisas bibliográficas, documentais e normativas a partir do Direito Internacional dos Refugiados (DIR). Suas considerações refletem sobre a importância da literatura e outros meios que possam auxiliar na proteção às pessoas refugiadas.

 

Leandro da Silva Santos Júnior

CONHECIMENTO – “Toda vez que eu piso aqui, é como se fosse a primeira vez. Para alguém que veio de uma comunidade, estar numa universidade como essa, com toda essa estrutura, é sempre fascinante”, destacou o estudante Leandro da Silva Santos Júnior, da Escola Estadual Marquês de São Vicente, que sonha em cursar Direito na UNISANTOS. O seu tema de pesquisa foi “O conceito jurídico de desinformação nas eleições de 2022”, sob orientação da professora doutora Ana Paula Fuliaro. Os estudos proporcionaram para ele o conhecimento sobre desinformação e o trabalho do Tribunal Superior Eleitoral para o seu combate. Considerou fundamentais essas ações para o pleno exercício da cidadania e o direito à informação.

 

“Eu sempre quis fazer jornalismo. Agora, ainda mais!”, afirmou a estudante Gabriela dos Santos Peres, do Colégio Presidente Kennedy, que desenvolveu a pesquisa “Fake News e o Jornalismo: o poder da audiência na produção”, sob a orientação do professor mestre Eduardo Rubi Cavalcante. Após a revisão bibliográfica e acompanhamento das redes sociais de veículos de comunicação, ela compreendeu como se dá a produção de conteúdo e o poder do público, e os desafios no combate às fake News.

 

Reconhecer as origens do racismo, analisar o impacto da falta de estudos afrocentrados e a incorporação de uma educação afrocentrada. Esses foram os objetivos da pesquisa “Educação Afrocêntrica e Luta Antirracista”, da estudante Marina Costa de Melo, do Liceu Santista, sob orientação do professor mestre Paulo Fernando Campbell Franco. Após realizar a revisão bibliográfica, ela concluiu que renunciar a ideia eurocêntrica é essencial para compreender a opressão racial na sociedade brasileira.

 

Familiares também conferiram as apresentações

APRENDIZADO – “Há muitos problemas, e se a gente não começar a pensar no futuro agora, lá na frente não conseguiremos usufruir das melhores coisas do nosso planeta”, refletiu a estudante Maria Eduarda Rodrigues Leite, do Colégio Universitas, com o desenvolvimento da pesquisa “Absorvente de Bioplástico de Batata”. Sob orientação do professor doutor Marco Antonio Cismeiro Bumba, a proposta foi a criação de absorvente à base de bioplástico de batata, que se degrada em cerca de dois meses. Um dos problemas apontados para essa solução, que se mostrou viável, foi o fato de que uma mulher, com o uso de absorvente, descarta 200 quilos de plástico durante um período de sua vida.

 

Premiados da Jornada e da Mostra de Iniciação Científica

“Redes Sociais como ferramenta para a Educação Patrimonial, Linguagem de Captação e Edição no Registro Testemunhal”. Este é o título da pesquisa da estudante Maria Eduarda Ramos Nóbrega, da ETEC Doutora Ruth Cardoso, orientada pelo professor doutor Cesar Bargo Perez. Com o objetivo de identificar a relação da comunidade da Praia de Santa Cruz dos Navegantes com a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, em Guarujá. O trabalho buscou ressignificar o espaço do monumento histórico, e intensificar a conexão com base na história e no imaginário local.

 

“A Reutilização de Resíduos Orgânicos para Gerar Biogás” foi uma das 15 pesquisas desenvolvidas nas escolas e que participaram da Mostra de Iniciação Científica. Desenvolvida pelos estudantes Alana Aguiar, Alice Benedicto, Beatriz Cardoso e Daniel Otho, da ETEC Alberto Santos Dumont, sob a orientação do professor especialista Valdeci Valeriano Santos, eles fizeram testes com resíduos e constataram a importância do biogás, que é um modo mais ecológico e sustentável, com menos impacto ao meio ambiente.

 

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