EXTENSÃO – UNISANTOS recebe mais uma turma do curso de qualificação em serviços e alimentos e bebidas, do projeto social restaurante-escola Estação Bistrô

Nova turma de estudantes do restaurante-escola Estação Bistrô

Planejar a vida financeira, ter senso crítico em relação ao dinheiro e saber diferenciar necessidade de desejo. Estas foram algumas dicas durante a aula de Educação Financeira, ontem (13), para a nova turma do curso de qualificação em serviços e alimentos e bebidas, do restaurante-escola “Estação Bistrô”, projeto de extensão desenvolvido pela UNISANTOS em parceria com a Prefeitura de Santos.

 

Além de Educação Financeira, fazem parte do conteúdo que está sendo desenvolvido na instituição: Empreendedorismo, Fundamentos de Confeitaria e Panificação, Habilidades Básicas na Cozinha, Hospitalidade e Serviços de Salão, Preparação para a Vida Pessoal e Profissional e Práticas de Cozinha Quente e Fria. As aulas teóricas prosseguem até o dia 21, na UNISANTOS. No dia 22, os estudantes serão recebidos no restaurante-escola e iniciam as atividades práticas.

 

Selecionados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de Santos, eles permanecem durante seis meses realizando atividades nas áreas da cozinha quente, cozinha fria, panificação, salão e bar do restaurante-escola, já formou mais de 500 jovens. A qualificação que ocorre nesse período tem despertado a atenção, cada vez mais, de bares, restaurantes e hotéis da região, por isso há uma alta taxa de empregabilidade após o curso.

 

Ruth Carolina

OPORTUNIDADE – “Quero ter um futuro profissional, por isso dou muito valor a essa oportunidade”, disse Ruth Carolina Basílio Ezequiel, de 28 anos, moradora da Vila Nova. Como participa regularmente de atividades viabilizadas pelo CRAS, ela ressalta que essa nova experiência é o caminho para que ela possa seguir com os estudos. “Esse projeto é muito interessante porque tem a teoria e a prática, com orientação o tempo todo. Minha expectativa é grande e ainda quero entrar na universidade”, ressaltou.

 

Giovanna Santos

Moradora do bairro Caneleira, na Zona Noroeste, Giovanna Vitoria Vinel Santos, de 22 anos, acabou não concluindo o curso em 2023, por motivos familiares, e voltou agora neste semestre. No começo do ano, ela falou com a assistente social do CRAS pedindo uma segunda oportunidade já que havia se identificado bastante com o projeto. Ela conta que é apaixonada pela confeitaria, e que gostaria de abrir o próprio negócio. Já trabalhou em uma adega e atualmente, aos finais de semana, trabalha na Crepe Mania, no Boqueirão.

 

Mauro Neves

Para o morador do bairro Vila Mathias, Mauro Nascimento Neves, de 18 anos, esta é uma grande oportunidade porque muitas pessoas não têm condições de pagar por uma formação. Ele ainda ressaltou que é uma oportunidade de tirar os jovens das ruas, proporcionar conhecimento e mostrar que são capazes. Está conhecendo as áreas da gastronomia e pretende no futuro se especializar, pois se identifica muito com a confeitaria.

 

RESTAURANTE-ESCOLA –  A parceria do projeto restaurante-escola “Estação Bistrô” teve início em 2012, por meio do Ministério do Turismo, Prefeitura de Santos e a UNISANTOS. Em 2017, a renovação do convênio entre a Universidade e a Prefeitura foi a primeira formalizada no País com recursos orçamentários do poder público estatal, conforme define a Lei que qualifica a UNISANTOS como instituição comunitária de educação superior.

 

 

Por meio dos cursos de Gastronomia e Nutrição, a UNISANTOS faz a capacitação dos jovens em condições de vulnerabilidade social, abre campo de estágio para os universitários e atua diretamente com docentes e técnicos no local, além de realizar a gerência administrativa do espaço.

 

O restaurante-escola fica na Estação do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre, 1), no Centro Histórico de Santos, e funciona, de terça-feira a sábado, das 12 às 15 horas.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!