Formados em Nutrição pela UNISANTOS, os pesquisadores Diogo Thimóteo da Cunha e Rayane Stephanie Gomes de Freitas são finalistas do Prêmio Destaque Profissional 2024 – Dra. Eliete Salomon Tudisco, do Conselho Regional de Nutrição da 3ª região (CRN – 3), na categoria Nutrição no Ensino, Pesquisa e Extensão. A chancela é fruto do impacto da produção científica de ambos para o desenvolvimento da área nutricional. Suas ações estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, um dos critérios para a seleção.
Mestre e doutor em Ciências da Saúde e especialista em Alimentação Coletiva, Diogo Cunha coordena o curso de Nutrição da Unicamp, ministra aulas e é pesquisador da instituição. Sua trajetória está ligada à área de alimentação coletiva, trabalhando principalmente com alimentação escolar. Tem mais de 100 artigos publicados em revistas internacionais e é do corpo editorial de três delas. Suas pesquisas têm financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).
Diogo diz que tem muitas lembranças das UNISANTOS, principalmente dos professores e das conversas com os amigos nos diferentes espaços da instituição. “Devo muito à UNISANTOS por uma formação sólida em nutrição, o que me permitiu atingir níveis maiores e me tornar um profissional independente”, ressalta.
AMBIENTE MAIS HUMANIZADO – Mestre em Alimentos, Nutrição e Saúde, e doutora em Nutrição, Rayane Freitas é pesquisadora na Pacto Organizações Regenerativas. Ela desenvolve e coordena pesquisas de avaliação, monitoramento e aprendizagem de programas, projetos e políticas nos campos da saúde, educação, relações raciais, mudanças climáticas, serviços públicos e primeira infância. Tem várias pesquisas sobre como tornar os ambientes de cozinha mais humanizados e o trabalho íntegro a partir do referencial da resiliência de sistemas. Os estudos dialogam com o ODS 8, trabalho decente, e com o ODS 10, redução das desigualdades.
Rayane também é consultora e palestrante nas áreas de nutrição, diversidade, saúde da população negra e relações étnico-raciais. Liderança feminina formada pelo Programa Take the Lead da Cornell University, é tutora de elaboração de projetos na Pós-graduar (UFABC/Rede Emancipa). Coordenadora do livro Democracia, Diversidade e Inclusão na Rede Internacional de Autoria Colaborativa, é membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN).
Na UNISANTOS, Rayane realizou dois projetos de iniciação científica e considera que esses foram os incentivos para se tornar uma pesquisadora. “Elas [pesquisas] foram muito importantes para pavimentar o caminho pelo qual eu decidi continuar trilhando. Certamente foi ali que me foi apresentada a possibilidade de me tornar pesquisadora”, destaca.
A votação é exclusiva para nutricionistas e técnicos em nutrição e dietética inscritos no CRN – 3.