EDUCAÇÃO CIENTÍFICA – Estudantes do ensino médio comentam sobre o programa Expedição Científica da UNISANTOS

Estudantes e equipe de docentes do Comitê de Iniciação Científica, do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci), responsável pelo Programa de Educação Científica

Eles vivenciaram experiências em diferentes áreas do conhecimento, tiraram dúvidas e conheceram laboratórios, estúdios e outros espaços diferenciados. Estudantes do ensino médio das escolas conveniadas com a instituição, participaram, no dia 29 de maio, do encerramento do Subprograma Expedição Científica, que integra o Programa de Educação Científica da UNISANTOS.

Foram mais de 30 horas de aprendizado e de vivências no espaço universitário. Para muitos, a chance de ter uma experiência na Universidade, antes mesmo do ingresso. Acolhidos por uma equipe multidisciplinar de mestres e doutores, eles reconhecem que a experiência será um diferencial na formação.

Naan Silva
Sabrina de Almeida

Do terceiro ano da Escola Verde que te Quero Verde, de Santos, Naan Silva Sfair disse que a experiência foi muito interessante. Ele destacou a infraestrutura da Universidade e as oficinas de DNA e de Gastronomia.

“Faria de novo, com certeza. Adorei os laboratórios e a biblioteca. As oficinas abriram minha mente”, destacou a estudante do segundo ano do ensino médio da Escola Municipal 1° de Maio, de Guarujá, Sabrina de Almeida. No momento, pretende cursar Química, mas disse que viu possibilidades em outras áreas.

Kelvyn Fernandes
Maria Eduarda

Também estudante do segundo ano da Escola Municipal 1° de Maio, Kelvyn Fernandes Silva Figueiredo ficou feliz com as oficinas e percebeu que alguns cursos são totalmente diferentes do que ele imaginava. Também interessado em Química, ele considera que a oficina de Bioquímica agregou bastante. “A que eu mais gostei foi a de Óleos Essenciais, teve muito contato com os equipamentos”.

Estudante do terceiro ano da Escola Verde que te Quero Verde, de São Vicente, Maria Eduarda Ferreira Soares Caruso disse que gostou muito de participar das oficinas e ainda conhecer os espaços da UNISANTOS. “Foi muito legal conhecer diferentes áreas. A gente pode tirar muitas dúvidas. Gostei muito do Júri Simulado e a oficina de Óleos Essenciais”