PCG – Secretária de Educação de São Vicente apresenta o Programa “Somos Muitas Cores” durante encerramento de projeto de pesquisa

Apresentação do Programa “Somos Muitas Cores”

Com o objetivo de encerrar o projeto da Pesquisa Curricularizada de Graduação (PCG), do 1º semestre dos cursos de História e Letras, foi realizado, no último dia 27, o evento “20 anos da Lei 10.639/2003: os avanços e retrocessos da luta antirracista na educação”. Cerca de 80 estudantes dos cursos de licenciatura participaram do evento que contou com a participação da secretária de educação de São Vicente, Nivea Marsili, e das assessoras pedagógicas Patrícia Ramos e Michele Paraguai. Elas apresentaram o Programa “Somos Muitas Cores” (Procor), que promove ações de combate étnico-racial na rede municipal de ensino.

Equipe de profissionais da Seduc/SV e docentes da UNISANTOS

Além de contemplar o projeto desenvolvido pelos cursos de História e Letras, por meio das disciplinas Fundamentos Sócio-históricos da Educação, ministrada pelo professor mestre Paulo Fernandes Campbell Franco, e Observatório da Formação do Professor: a cultura escolar, ministrada pela professora doutora Rosana Aparecida Ferreira Pontes, o evento contou com a participação dos estudantes dos cursos de Pedagogia, Matemática e Ciências Biológicas.

O rapper Bruno Pierre Pereira

PROCOR – O Programa “Somos Muitas Cores” teve início no ano passado e tem o objetivo de promover a discussão sobre o preconceito étnico-racial em toda comunidade escolar. Por meio de trilhas formativas, discute temas como construção de identidade e redes para a equidade, garantia de direitos e educação antirracista.

Além da apresentação da secretária e das assessoras pedagógicas, o evento contou a participação da pedagoga Regina Morais que interpretou o poema “Me gritaram Negra”, da poetisa peruana Victoria Santa Cruz, e do rapper e sociólogo, o egresso de Serviço Social da UNISANTOS, Bruno Pierre Pereira. Coordenador geral do Hip-Hop nas escolas, ele cantou a música autoral I.M.A.G.I.N.E, na qual vislumbra a educação como um instrumento transformador para a sociedade. Ele ressaltou a importância do gênero musical na cultura, na educação e nas artes urbanas marginalizadas.