Programas e soluções tecnológicas para reaproveitamento de resíduos, reciclagem, implantação de ecobarreiras, regularização ambiental e combate às ocupações irregulares foram alguns dos projetos apresentados durante o 2º seminário de ODS da Baixada Santista, no último dia 27. O evento é promovido pela UNISANTOS em parceria com a TV Thathi Band e a Wordcom Brasil.
Idealizados por gestores públicos das nove prefeituras da Baixada Santista, no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Sustentabilidade e Cidades Inteligentes, os projetos estão em fase de elaboração e serão apresentados em um evento público no mês de novembro. O curso é fruto de parceria entre a UNISANTOS e o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (CONDESB), com o apoio da Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM).
Durante a abertura, o reitor, professor mestre Marcos Medina Leite, agradeceu a participação de todos e falou da importância do seminário para sensibilizar os governos sobre os desafios que são colocados para a região, lembrando das consequências das mudanças climáticas em todo o mundo. Lembrou que a ideia do curso nasceu da primeira edição do evento e que agora as cidades já preparam projetos prioritários, que são frutos de uma formação inédita.
INICIATIVA – Ceo da Wordcom Brasil, André Ursini também destacou o caráter propositivo do evento e o empenho da UNISANTOS para a sua realização. “É uma honra estar aqui. A cada ano, avançamos nos resultados para a região, sempre com um objetivo de futuro melhor”, disse. Diretor-Executivo da TV Thathi Band Litoral, Marcos Bianchi agradeceu a presença de todos e ressaltou a qualidade do evento, principalmente em buscar soluções para região, por meio de iniciativas que envolvam os setores público e privado.
Diretor-adjunto técnico da AGEM, Thiago Bianconi Wiggert agradeceu a UNISANTOS pela inciativa do curso de pós-graduação, o que demonstra um compromisso com a região, com foco em ações metropolitanas. Também destacou a importância do evento e a mobilização dos agentes públicos em busca de soluções conjuntas.
O vereador de Santos, Marcos Libório (Republicanos), que no ano passado participou como secretário de Meio Ambiente, prestigiou o evento, destacando a iniciativa da UNISANTOS e a importância das ações metropolitanas. No dia 28, durante a sessão na Câmara Municipal de Santos, ele parabenizou a instituição e os parceiros pela realização do seminário.
PAINEL – “Desenvolvimento Sustentável: o equilíbrio entre o crescimento econômico e a preservação ambiental” foi o tema de uma mesa de discussão que reuniu as seguintes autoridades: Gabriel Jordão, gerente de sustentabilidade, segurança patrimonial e infraestrutura do ECOPORTO; Marcelo Silva, diretor comercial da FEMMA Energy; Thiago Santos, diretor de estratégia corporativa na Unimar Agenciamentos Marítimos; e Luciana Schlindwein Gonzalez Blanco, presidente da comissão de meio ambiente da OAB Santos.
PROJETOS – Divididos em três painéis, os nove projetos dos municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista foram apresentados por um representante de cada grupo. Segue abaixo a relação dos trabalhos, os seus autores e orientadores.
Cubatão – Tema: “Ampliação da Política Pública do Plano Nacional de Combate ao Lixo do Mar com Ecobarreiras em Cubatão”, de Halam Clemente, Cristina Santos Candido e Sandra Regina Fonseca de Godoi, orientado pelo professor doutor Juarez Ramos da Silva.
Santos – Tema: “Conectividade Verde”, de João Luiz Cirilo Fernandes, Andréa Vieira Setúbal e Deudac de Souza Pereira, orientado pelo professor doutor Cleber Ferrão Corrêa.
São Vicente – Tema: “Agenda ESG 2030 – São Vicente em busca do desenvolvimento sustentável”, de Graziele Dos Santos Nunes, Daniela Pinheiro Araújo e Maykon Canesin Clemente, orientado pela professora doutora Fabiana Barbi
Bertioga – Tema: “Programa de Regularização Fundiária e Ambiental em Bertioga”, de Fernando Almeida Poyatos, Beatriz Garbim Veronese e Noelle Farias de Aquino, orientado pelo professor doutor Edson Ricardo Saleme
Guarujá – Tema: “Avaliação para Implantação de um sistema de depósito-reembolso na Praia do Tombo em Guarujá”, de Marcos Vinicius Evangelista, Erlane da Silva Soares e Daniela Cabanas Vazquez Santos, orientado pela professora doutora Carla Elliff.
Praia Grande – Tema: “Análise de Viabilidade da Implantação de Ecobarreiras no Município de Praia Grande -SP”, de Aniello Garcia Annunciato, Cláudia Ikebara e Karla Marques Souza, orientado pelo professor doutor Flávio de Miranda Ribeiro.
Itanhaém – Tema: “Combate as Ocupações Irregulares na Região da Baixada Santista”, de Guilherme de Souza Moreira, William de Souza Carrillo e César Augusto de Souza Ferreira, orientado pelo professor doutor Jhonnes Alberto Vaz
Mongaguá – Tema: “Aplicativo Recicla-Tur”, de Pamella Costa de Morais, Eliana Alves e Francisco Henrique de Camargo Querino, orientado pelo professor doutor Jhonnes Alberto Vaz.
Peruíbe – Tema: “Soluções de Resiliência às Mudanças Climáticas no Município de Peruíbe”, de Maurício Maranhão Sanches, Tiago Henrique dos Santos Silva e Thiago França Malpighi Santos, orientado pelo professor doutor Juarez Ramos da Silva.
O 2º seminário de ODS da Baixada Santista teve o patrocínio da Associação Comercial de Santos, da FEMMA Energy, da ECOPORTO Santos, da OAB Santos e da Unimar Agenciamentos Marítimos.