O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foi estabelecido em 2007, pelas Nações Unidas, e vem sendo celebrado com o objetivo de ampliar a conscientização relacionada a todos os aspectos do transtorno. Apesar da vasta divulgação na atualidade sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), ele ainda é cercado por dúvidas e questionamentos sobre sintomas, diagnóstico e tratamentos.
O TEA é um transtorno indicado no Manual Diagnóstico e Estatísticos de Transtornos Mentais, o DSM-5-TR (APA, 2023), no agrupamento dos Transtornos do Neurodesenvolvimento. Isso significa que ele surge cedo no desenvolvimento.
As características comportamentais do TEA tornam-se mais evidentes na primeira infância, e os sintomas costumam ser reconhecidos durante o segundo ano de vida, embora possam ser evidentes antes mesmo de um ano de idade. Há casos, ainda, em que se verificam perdas de habilidades anteriormente desenvolvidas, o que tende a ocorrer no segundo ano de vida.
As características essenciais do TEA residem no prejuízo persistente na comunicação social recíproca e na interação social, além de padrões restritivos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades. Déficits em reciprocidade socioemocional podem implicar dificuldades, desde o envolvimento com outras pessoas até o compartilhamento de ideias e sentimentos.
Em relação à comunicação não verbal, é possível uso reduzido, ausente ou atípico de contato visual, gestos ou expressões. Outra característica do TEA diz respeito a rotinas ou resistência a mudanças.
Na adolescência ou idade adulta, pessoas com TEA podem apresentar obstáculos em estabelecer a independência, devido à dificuldade com o novo, ou com mudanças na rotina. Além disso, a intensa dificuldade ao lidar com mudanças impacta de modo negativo o desenvolvimento acadêmico, mesmo para estudantes com eficiência intelectual acima da média.
Nesse contexto, na Universidade Católica de Santos, o Curso de Psicologia, nas áreas de atuação clínica, organizacional, escolar e institucional, e o Curso de Licenciatura em Pedagogia desenvolvem diversas ações voltadas a essa população, propiciando disciplinas, tais como: Avaliação Neuropsicológica; Neurociências Aplicadas à Educação; Educação Especial e Inclusiva; Transtorno do Espectro do Autismo – TEA: Aspectos Escolares; Diagnóstico e Intervenção em Transtornos do Neurodesenvolvimento; Processos Inclusivos, Laboratórios de Neuropsicopedagogia e Estágios Supervisionados. Além disso, por meio da Clínica de Psicologia, apresenta o Programa de Desenvolvimento para Inclusão Profissional de Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (PIP TEA), cujos objetivos são:
- Promover a dignidade das pessoas e o pleno exercício de direitos
- Promover a inclusão profissional
- Combater o capacitismo
- Apoiar as famílias
- Contribuir com os serviços públicos de assistência
- Ampliar a rede de profissionais qualificados para atendimento
- Sensibilizar as organizações para o acolhimento e a inclusão
- Orientar sobre adoção de práticas inclusivas no ambiente de trabalho
- Auxiliar na adaptação do meio ambiente do trabalho
Dessa forma, a Universidade Católica de Santos acredita no desenvolvimento das habilidades necessárias, objetivando o alcance e a potencialização das inclinações das pessoas com TEA para a conquista de autonomia e protagonismo, levando em consideração a superação dos obstáculos vividos por elas no dia a dia.
Veja também
Clínica de Psicologia
Atendimento Clínico
PIP TEA Inclusão Profissional