Um convênio inédito no Brasil foi assinado entre a UNISANTOS e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, nesta quarta-feira (8), no Campus Dom Idílio José Soares. O acordo de cooperação técnico-científica tem o objetivo de promover atividades, projetos e pesquisas de interesse comum, com o objetivo de fortalecer o estudo das ciências do mar e o conceito de oceanopolítica.
Com a presença de autoridades da Marinha, de professores, pesquisadores e alunos da UNISANTOS, além de representantes políticos e de entidades civis, o convênio foi assinado pelo reitor, professor Marcos Medina Leite, e pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, vice-almirante Ilques Barbosa Júnior.
Segundo o vice-almirante Ilques Júnior, a participação da comunidade acadêmica é fundamental para ampliação dos projetos da Marinha, dos estudos que envolvem os oceanos, que são a chave para o conhecimento sobre as mudanças climáticas, além dos aspectos na área dos direitos e deveres relacionados ao mar, considerando o aumento das atividades offshore, por conta das novas descobertas na área de Petróleo e Gás.
O conhecimento científico da UNISANTOS na área do Direito Ambiental e a expectativa do primeiro Doutorado em Direito Ambiental Internacional, que deve ter início no próximo ano na Universidade, foram alguns dos motivos que fizeram a Marinha procurar a instituição para formalizar o convênio.
Para o reitor, professor Marcos Medina, este é mais um passo importante no desenvolvimento de novos projetos e pesquisas para o País. Na perspectiva do doutorado, ele ressaltou que as ações poderão ser inúmeras, uma vez que a UNISANTOS já tem projetos na área da oceanopolítica, sendo que alguns alunos e dirigentes da Marinha já estão integrados ao Programa de Mestrado em Direito.
Palestra
Após a assinatura do convênio, o vice-almirante realizou palestra para os alunos e professores do Mestrado em Direito da Católica UNISANTOS, sobre os espaços oceânicos e a importância da riqueza do mar.