O objetivo da pesquisa foi desenvolver um iogurte probiótico adicionado de biomassa de banana verde. As alunas argumentam que os iogurtes probióticos modulam a atividade metabólica da microbiota intestinal e diminuem o aparecimento de doenças. As cepas probióticas apresentam maior crescimento quando associadas a prebióticos. No caso da biomassa de banana verde, o amido resistente é considerado um prebiótico.
As análises da pesquisa, que teve início em 2009, foram realizadas em laboratórios da UniSantos e com apoio do Hexalab. Entre eles, foram investigadas a determinação de amido resistente, fibras totais e composição centesimal, determinação de acidez, análise sensorial e análises microbiológicas.
As alunas concluíram que os iogurtes apresentaram características nutricionais, físico-químicas e microbiológicas adequadas, mas devem ser produzidos por indústrias que já atuam neste ramo como forma de barateá-los.
Prêmio
O Top Prêmio Gendic Graduando foi instituído em 2007 pela Ong Grupo de Estudos de Nutricionistas de Campinas e Região, com o objetivo de incentivar a pesquisa entre os estudantes de Nutrição.