UNISANTOS e ACNUR promovem o I Seminário Nacional Cátedra Sérgio Vieira de Mello

Para celebrar o Dia Mundial do Refugiado (20 de junho), a UNISANTOS e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) promovem, nos próximos dias 17 e 18, o I  Seminário Nacional Cátedra Sérgio Vieira de Mello, para discutir O Papel das Universidades na Assistência aos Refugiados. Durante a abertura do evento, será apresentado o relatório Tendências Globais 2009, com as mais recentes estatísticas sobre refúgio no mundo.

 

O Seminário contará com a presença do representante do ACNUR no Brasil, o mexicano Andrés Ramirez, e de representantes do Comitê Nacional para Refugiados, do Comitê Estadual para Refugiados de São Paulo e da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo. Participarão também representantes de instituições de ensino de diferentes cidades do País.  

 

No dia 18, das 8h30 às 18 horas, serão realizadas mesas-redondas e apresentações e debates sobre atividades acadêmicas para assistência e integração dos refugiados, situação do refúgio no Brasil e no mundo, e assistência a refugiados em Santos e São Paulo. Haverá ainda depoimentos de refugiados e a discussão de um plano de ação, com o objetivo de consolidar e expandir, de forma coordenada, a Cátedra Sérgio Vieira de Mello no Brasil.

 

O I Seminário Nacional Cátedra Sérgio Vieira de Mello será realizado no Campus Dom Idílio José Soares (Avenida Conselheiro Nébias, 300). Inscrições pelo site www.unisantos.br/seminariovieirademello.

 

Cátedra

Implementada, em 2003, em toda América Latina, a Cátedra Sérgio Vieira de Mello é uma homenagem ao brasileiro, morto no Iraque naquele ano, que dedicou grande parte da sua carreira no trabalho com refugiados no Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. Na UniSantos, a Cátedra foi implantada em dezembro 2007.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!