Líderes comunitários e servidores públicos da Prefeitura Municipal de Cubatão receberam, no último dia 10, o certificado do curso de política pública de pacificação e mediação de conflito, coordenado pela UNISANTOS em parceria com a Secretaria Municipal de Habitação. O objetivo foi o aprimoramento das habilidades mediadoras e conciliadoras em busca de uma perspectiva educadora-transformadora.
Participaram do curso 30 líderes comunitários e 16 servidores públicos. Técnicas de comunicação e estratégias de conciliação e negociação fizeram parte do conteúdo, além de conteúdos que vão além de questões jurídicas trabalhadas em cursos de conciliação e mediação.
EXPERTISE – Responsável pelo curso, a professora Adriana Machado da Silva, mediadora certificada pela Escola Paulista da Magistratura e coordenadora do Juizado Especial Civil da UNISANTOS, em entrevista à TV Câmara de Cubatão, destacou que a instituição tem expertise na área porque desenvolve há mais de 13 anos cursos para mediadores e conciliadores atuarem no Poder Judiciário. Esses cursos têm autorização do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
Segundo a docente, o curso focou na boa condução da regularização fundiária, que foi uma temática escolhida e estabelecida para o desenvolvimento de todo o projeto. A ênfase foi na inclusão de conteúdos que fogem da área jurídica, como psicologia e assistência social. “Trabalhamos muito a comunicação não violenta. Também trabalhamos questões voltadas a estratégias de bem conduzir as sessões de liderança”, disse.
Pela UNISANTOS, participaram da entrega de certificados, no Sesi Cubatão, o reitor, professor mestre Marcos Medina Leite; a diretora do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas, professora doutora Adriana Florentino de Souza; o gerente de relações institucionais, professor doutor Cesar Bargo Perez; além da professora Adriana Machado.
*Fotos: Gerson Guimarães