Professores da Católica participam de seminário regional de cidades fortificadas

Maior conjunto arquitet&ocirc,nico-militar do Estado de São Paulo, a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, em Guarujá, monumento recuperado e gerenciado pela UNISANTOS, recebe a visita dos participantes do 7&ordm, Seminário Regional de Cidades Fortificadas e 2&ordm, Encontro Técnico de Gestores de Fortificações, que acontece de hoje (29) a 1&ordm, de dezembro, em Bertioga. Com a participação de professores da UNISANTOS e palestrantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina, o evento conta com representantes internacionais do Uruguai, Portugal, Bélgica e Holanda.

 

Professora de História Regional e de História do Brasil, a historiadora Wilma Therezinha Fernandes Andrade fará o roteiro histórico da Fortaleza da Barra, no dia 1, a partir das 14h30, com os participantes do seminário. Além disso, distribuirá publicação de sua autoria denominada “Devoções militares: Santo Amaro na Fortaleza da Barra e Santa Bárbara, padroeira da Artilharia”.

 

O objetivo do seminário é mostrar de que forma cada gestor atua, relacionar os problemas similares e buscar soluções criativas de gestão realizadas em outras fortificações. A ideia é promover o intercâmbio internacional de informações e experiências entre os pesquisadores e as instituições ligadas ao estudo das fortificações históricas no Brasil e no mundo.

 

O evento acontece no SESC Bertioga (Rua Pastor Djalma da Silva Coimbra, 20 – Jardim Rio da Praia). A programação completa pode ser acessada pelo site www.cidadesfortificadas.ufsc.br.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!