Com reverência a personalidades da atualidade, a Sessão Solene também é uma homenagem ao centenário do Prêmio Novel de Química, concedido à cientista Maria Sklodowska-Curie, primeira mulher a receber o título de doutora em Ciências na Europa, e primeira mulher a receber o Prêmio Nobel de Física (1903) e o Prêmio Nobel de Química (1911).
Neste mesmo dia, haverá ainda a premiação do Concurso Cultural “Cartas para Marie Curie” – Especial cidade de Santos, do qual participaram alunos da rede municipal de ensino.
Presença feminina
Em agosto do ano passado, a professora Tereza Cristina Tesser lançou a obra “De Passagem Pelos Nossos Estúdios – A Presença Feminina no Início do Rádio no Rio de Janeiro e São Paulo, 1923 – 1943”. Inédita e fruto de sua dissertação de Mestrado, defendida em 1995, na USP, é o resgate histórico de um período em que muitas mulheres enfrentaram desafios e se destacaram profissionalmente.
O trabalho, que já foi base de consulta para o Dicionário das Mulheres do Brasil, é um retrato de um período em que uma parcela feminina foge dos padrões da época e atua como cantora, radioatriz e locutora. “É uma meticulosa reconstituição da trajetória de várias mulheres no rádio das duas principais cidades do país. Valoriza o feminino em seu contexto de época. Não o torna épico, porque, de fato, não o era. Reconstrói, no entanto, trajetos”, destaca no prefácio o coordenador do grupo de pesquisa Rádio e Mídia Sonora, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Luiz Artur Ferraretto.