Abordando tema pouco estudado no Brasil e de muita relevância no atual cenário econô,mico da região, a aluna do Mestrado em Direito, Renata Batista Zanin, conquistou o 1º, lugar no grupo temático ",O Estado Brasileiro e a Identidade Nacional",, no concurso do 6°, Seminário do Livro Branco de Defesa Nacional, promovido pelo Ministério da Defesa do Governo Federal.
Com o título “O regime jurídico brasileiro de exploração do solo e subsolo da plataforma continental",, o trabalho é o resumo do artigo científico elaborado para defesa de sua dissertação no Mestrado. Como contribuição ao aprimoramento das pesquisas na área, a aluna receberá premiação em dinheiro, e além de apresentar o trabalho no Seminário, no dia 31 de agosto, em São Paulo, terá o artigo publicado nos anais do Seminário.
Dividido em seis grupos temáticos, o concurso tem o objetivo de estimular a produção científica, promover o debate e contribuir para a consolidação de uma cultura de defesa no Brasil. Para a aluna, seu trabalho na linha de pesquisa em Direito Internacional, orientado pelo professor doutor Rodrigo Fernandes Mori, despertou o interesse dos avaliadores por se tratar de um assunto atual, que requer mais estudos por conta das discussões sobre o aumento dos limites da Plataforma Continental, sendo um incentivo aos estudantes tanto da graduação quanto da pós-graduação.
Prata da casa, Renata concluiu a graduação no curso de Direito em 2000. Além de estudante do Mestrado, é professora de cursinho preparatório na área de Direito Internacional e pesquisadora da Revista dos Tribunais. A aluna destaca que a tradição e o corpo docente da Católica UNISANTOS são diferenciais que ampliam as chances na carreira profissional.