O estudo discute pesquisa parcial realizada junto a 50 professores de três universidades paulistas, que expressaram suas opiniões sobre políticas de avaliação da educação superior, com foco no Enade. Com apoio teórico e metodológico na teoria das representações sociais, a pesquisa apresenta resultados preliminares que indicam que os professores consultados associam o Enade à avaliação entendida como julgamento, classificação e punição. Também está associado à ideia de que constitui uma referência indicativa da qualidade da qualidade da instituição para o público em geral.
As professoras concluem que os resultados, mesmo parciais, trazem elementos para alimentar o debate sobre a educação superior brasileira e suas políticas de avaliação.
O encontro teve como tema central os desafios postos às escolas e professores face ao mundo em rápida mudança. Contou com a participação de mais de 350 pesquisadores portugueses, chineses, australianos, norte-americanos, ingleses, dinamarqueses e canadenses, entre outros.
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Pesquisadora associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjectividade – Educação (CIERS-ed), seu trabalho é resultado de uma pesquisa mais ampla que está sendo realizada pela instituição, criada em 2006 com o apoio da Fondation Maison des Science de L’Homme (França) e da Fundação Carlos Chagas.