Fomentar cultura, educação e cidadania faz parte dos objetivos da emissora. Seu logotipo, criado pelo designer gráfico Vinicius Vaz, traz uma esfera que significa vida. Ao mesmo tempo apresenta um olho voltado para cima, em busca dos valores superiores. Possui três traços que representam a missão da TV UNISANTOS: Educar, Dilatar a Verdade e Evangelizar.
Diretor geral da emissora, o professor Cláudio Scherer da Silva afirma que, nesta primeira etapa, já serão apresentados boletins jornalísticos e matérias para o Jornal da Cultura. A programação regional poderá ser vista em três horários: das 12 às 14 horas, 18h15 às 19h45 e das 2 às 7h30.
Com investimentos em torno de R$600 mil, para construção e compra de equipamentos, a TV UNISANTOS é da Fundação TV Educativa Universidade Católica de Santos, formada pela Mitra Diocesana e Sociedade Visconde de São Leopoldo, mantenedora da UNISANTOS e do Liceu Santista.
A TV UNISANTOS pode ser sintonizada pelo canal 40 (UHF) e 15 (NET). O sinal é retransmitido para as nove cidades que compõem a região metropolitana. Aproximadamente 2 milhões de pessoas terão acesso à programação.