Spatial Analysis of Vaccine Coverage on the First Year of Life in the Northeast of Brazil. Esse é o título do artigo desenvolvido pela mestre em Saúde Coletiva pela UNISANTOS e integrante do Observatório das Vacinas da Universidade, Nairmara Soares Pimentel Cunha, publicado na edição on-line do periódico internacional BMC Public Health.
O trabalho teve como objetivo avaliar a dinâmica espacial da taxa de vacinação em crianças com menos de um ano de idade, em municípios do Nordeste, entre os anos de 2016 e 2017. Integram como coautores os professores doutores Alfésio Luís Ferreira Braga, Carolina Luísa Alves Barbieri, Lourdes Conceição Martins, Ysabely de Aguiar Pontes Pamplona, Ricardo Alves de Olinda e Sylvia Costa Lima Farhat.
METODOLOGIA – Para elaboração do estudo, a pesquisadora realizou uma análise descritiva da cobertura de todas as vacinas, em cada ano de estudo, sendo o teste U de Mann-Whitney a ferramenta adotada para comparar a cobertura vacinal de cada ano. Ao final do trabalho, a doutoranda em Pediatria observou que a maioria dos municípios na região da Mata Paraibana concentra os menores índices de cobertura vacinal.
PERIÓDICO – O BMC Public Health é uma revista cujo objetivo principal é abordar questões relacionados à saúde, com foco nos comportamentos da saúde e da doença, além do impacto que as políticas e intervenções de saúde têm na comunidade.
Para acessar a publicação, clique AQUI.