Fruto de uma ação integrada do curso de Psicologia e do Programa de Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas da UNISANTOS, o I Simpósio de Avaliação Psicológica (SAPSI) reuniu especialistas da área, no último dia 14, no Campus Dom Idílio José Soares. Durante o evento, foi evidenciada a importância da avaliação psicológica com a utilização de diferentes técnicas e abordagens.
Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, a psicóloga Helena Rinaldi Rosa foi uma das convidadas do encontro. Ela fez questão de destacar a importância do debate e disse que os profissionais da área têm como missão falar sobre a prática da avaliação, principalmente depois de dois anos de distanciamento físico, que foram impostos pela pandemia de covid-19.
Com a temática “Avaliação Psicológica: O desenho como expressão do funcionamento Psicológico”, a pesquisadora e docente da USP falou sobre os resultados obtidos com o uso a técnica dos desenhos e de que forma ela pode e deve ser utilizada. “É sempre importante não perder as finalidades dessas avaliações”, disse a palestrante, que agradeceu o convite da Universidade. Ela ainda destacou a positividade causada pelo contato entre estudante e profissionais durante esses eventos. “Sem dúvida, esse contato é benéfico porque o estudante começa a observar os profissionais com mais prática e essa troca de informações é muito importante”.
VIOLÊNCIA- Docente colaboradora da Universidade de Sevilha, na Espanha, a professora doutora Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo comentou sobre os trabalhos deste segmento da psicologia, no contexto da violência. Apresentando o tema “Avaliação Psicológica no Contexto da Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes”, a psicóloga explicou que a área clínica e de avaliação andam lado a lado e são complementares em várias ações psicológicas. Coordenadora do Laboratório de Saúde Mental e Psicologia Clínica Social da USP, onde desenvolve projetos nesta temática, a doutora em Psicologia Clínica ressaltou que há muitos problemas que esses tipos de violências causam nas pessoas, sendo que a prevenção e o enfrentamento são os melhores caminhos.
A professora convidada ainda concluiu sobre a importância do debate promovido pela instituição. “A Avaliação Psicológica é uma área importantíssima. Os instrumentos compartilhados aqui mostram que ela pode ajudar na luta em diferentes questões”, concluiu.
MÉTODO – “Histórico, apresentação e caracterização do método Rorschach”. Esse foi o título da apresentação do professor doutor Paulo Francisco Castro. De forma remota, o ex-presidente da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (ASBRo), explicou sobre esse método utilizado em processos de avaliação psicológica, que através de cartões com manchas de tintas procuram identificar traços da personalidade de uma pessoa. Também é considerado método de autoexpressão.
Docente do curso de Psicologia e do Mestrado profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, a professora doutora Hilda Rosa Capelão Avoglia foi a responsável por mediar o evento, que contou com uma série de estudantes, mestrandos, docentes, pesquisadores e profissionais da região.
A professora mestre Iara Candida Chalela Genovese, coordenadora do curso de Psicologia, e a professora doutora Luana Carramilo Going, coordenadora do Mestrado em Psicologia, fizeram parte da mesa de abertura do evento.