Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento da pesquisa científica, a UNISANTOS realizou, no dia 27 de abril, oficinas que integram as Atividades Curriculares de Pesquisa (ACP) com os estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, História, Matemática, Letras e Pedagogia. “Currículo e Formação de Professores: diálogo, conhecimento e justiça social”, “Observatório de Políticas Educacionais: infâncias, educação integral e pesquisa-formação” e “Pedagogia Crítica: práticas e formação” foram as temáticas abordadas pelos pesquisadores do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, responsáveis pelas atividades.
Líder do grupo “Observatório de Políticas Educacionais: infâncias, educação integral e pesquisa-formação” e pesquisadora nas áreas de Políticas Públicas Educacionais, Formação de Professores, Políticas Públicas para a(s) Infância(s), a professora doutora Marineide de Oliveira Gomes falou sobre o trabalho que vem sendo realizado na instituição no campo das políticas educacionais. Ela ainda comentou que um dos objetivos dos trabalhos científicos dos integrantes é de compreender a escola na sua identidade, além de procurar maneiras de reinventar esse ambiente educacional.
PEDAGOGIA CRÍTICA – Integrante do grupo “Pedagogia Crítica: práticas e formação”, a doutoranda Lisley Cristina Gomes da Silva explicou a constituição da equipe, coordenada pela professora doutora Maria Amélia do Rosário Santoro Franco, e que tem o objetivo de estudar a educação em todos os aspectos. “Nós temos o papel de tirar a venda dos olhos de todos, para que eles observem a realidade com um olhar crítico e as práticas de libertação”, disse Lisley.
Representando o grupo de pesquisa “Currículo e Formação de Professores: diálogo, conhecimento e justiça social”, a mestre em Educação Thais Morgado dos Santos Carvalho e a mestranda Nicolle Rebelo de Araújo falaram sobre a dinâmica de produção dos pesquisadores e como as pautas são definidas semanalmente. Egressa do curso de Letras, Thais dos Santos destacou que toda essa experiência contribuiu para sua didática em sala de aula, já que o grupo proporciona o dialogo com pessoas de diferentes áreas.
PAULO FREIRE – Autora da pesquisa “Um sonho possível: O Pensamento de Paulo Freire em Licenciaturas de Pedagogia”, a convidada Nicolle de Araújo também fez questão de apresentar um pouco mais sobre a Cátedra Paulo Freire da UNISANTOS e fez questão de ressaltar aos novos estudantes que todos deveriam participar dos debates promovidos pelo instituto.
Pró-Reitora de graduação, a professora doutora Rosângela Ballego Campanhã disse que poder voltar aos encontros presenciais depois de um período de afastamento físico é uma grande alegria. Ela destacou que o evento reforça a ideia de que a formação deve ser continua, além de todo compromisso com a Educação, que é um dos diferenciais da UNISANTOS.