Coordenador do curso de História, o professor Paulo Fernando Campbell Franco diz que o resultado é fruto do fortalecimento de ações que visam a autonomia intelectual e profissional dos alunos, por meio da participação em projetos de Iniciação científica e estágios. Ele destaca ainda a organização de encontros temáticos e viagens investigativas, “o que contribuiu ainda mais para fortalecer a convivência entre alunos e professores, com ênfase nas atividades culturais profissionalizantes”.
O curso de Biologia comemora o resultado que atesta a excelência na formação dos alunos. A coordenadora Kátia Maria Gomes Machado enfatiza que o resultado reflete o comprometimento da UNISANTOS com um ensino de qualidade superior e sintonizado com as demandas atuais da sociedade. “O curso conta com uma excelente infraestrutura laboratorial e expressiva carga horária dedicada às aulas práticas, saídas de campo e outras atividades”, ressalta.
Segundo a coordenadora do curso de Filosofia, professora Daniela Taibo Ribeiro Xisto, o resultado é fruto de um diálogo permanente entre direção, coordenação, professores e alunos. Neste sentido, destaca algumas ações que ampliam as possibilidades de aprendizado dos acadêmicos, como reuniões para discutir o processo de formação e aprendizado, participação de todos os estudantes na realização de seminários livres e seminários de pesquisa, além da promoção de debates filosóficos, a partir de filmes que apresentam problemáticas relevantes à formação.