“Paradiplomacia Ambiental: Biodiversidade, mudanças climáticas e recursos hídricos”. Esse foi o tema da conferência de abertura do Congresso Internacional de Direito Ambiental Internacional da UNISANTOS. Na sua sexta edição, o evento realizado no dia 3 de novembro teve como palestrante a secretária geral do Regions4, a espanhola Natalia Uribe Pando.
Especialista em economia e políticas públicas, a convidada fez questão de agradecer o convite e ressaltou a importância do trabalho realizado pela UNISANTOS frente ao Regions 4, que é uma organização global dos governos regionais que atua diretamente nas discussões globais das mudanças climáticas, biodiversidade e desenvolvimento sustentável.
AGENDA AMBIENTAL – com atuação na área da agenda ambiental internacional, a palestrante comentou que o objetivo do trabalho é promover ações e soluções inovadoras em regiões globais afetadas por essas questões ambientais. Ela ainda ressaltou que empresas e universidades devem atuar no debate climático, para que a população seja beneficiada. “É muito importante estar conectado com essas agendas e realizar esforços para que essas iniciativas sejam executadas”, destacou.
Participaram da conferência de abertura a diretora da Faculdade de Direito, a professora doutora Renata Soares Bonavides, o coordenador do curso de Direito, o professor mestre Ivan da Silva, o coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade, o professor doutor Alcindo Gonçalves, a presidente do I Fórum de Políticas Públicas sobre Recursos Hídricos da Universidade e docente da instituição, a professora doutora Maria Luiza Machado Granziera, o presidente do VI Congresso de Direito Ambiental Internacional, o professor doutor Fernando Fernandes Cardozo Rei, e a prefeita municipal de Praia Grande e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista, Raquel Auxiliadora Chini.