Mantendo o compromisso firmado por Eunice Caldas, educadora que deu início à história liceísta em 1902, a escola mantém um ensino de qualidade que garante a formação humana e social do aluno, alicerçada nos valores cristãos e em ações pedagógicas que abraçam a razão, a religião e o carinho.
Parceiro da Rede Salesiana de Escolas, o Liceu Santista tem esse compromisso: despertar, nas crianças e adolescentes, valores cristãos que os tornem cidadãos conscientes, solidários e envolvidos na busca por uma sociedade mais fraterna.
História – A Associação Feminina Santista manteve o Liceu até 1977, quando, por motivos financeiros, transferiu a administração para a Mitra Diocesana. O então bispo diocesano, Dom David Picão, determinou, então, que a Sociedade Visconde de São Leopoldo assumisse a direção da escola, que passou a denominar-se Liceu Santista.
Ao fazer parte do Complexo Educacional São Leopoldo, juntamente com a Universidade Católica de Santos, foi possível manter a tradição de um ensino de qualidade, alicerçado na formação de jovens, segundo princípios cristãos defendidos pela Igreja Católica.