Patrocinado pela Ama Brasil, organização de desenvolvimento cultural e preservação ambiental, o almoço no restaurante-escola reuniu 60 pessoas, entre empresários e futuros investidores no Museu Pelé. O rei veio acompanhado do prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, e do ministro da Secretaria Nacional de Portos, José Leô,nidas de Menezes Cristino.
O prefeito Papa exaltou a vinda de Pelé ao novo espaço gastronô,mico da Cidade, ressaltando a parceria entre a UNISANTOS e a Secretaria Municipal de Turismo, desde o início do projeto. “É uma honra receber uma personalidade mundial em um espaço que está pronto para oferecer bons profissionais para o mercado de trabalho”, disse o prefeito, destacando ainda o trabalho dos professores dos cursos de Gastronomia e Nutrição da UNISANTOS.
Alunos do restaurante-escola, estagiários do curso de Gastronomia e professores estavam lisonjeados em preparar um cardápio especial e servir o maior atleta de todos os tempos. Olhares de admiração eram “desfeitos” no momento exato em que tarefa exigia atenção e profissionalismo.
Após o almoço, haveria visita às obras do Museu Pelé seguida de coletiva de imprensa nas dependências da Secretaria de Turismo, na Estação do Valongo.
Cardápio – Pelé e os demais convidados contaram com um cardápio especial. Canapés e mini-saladas fizeram parte do coquetel. A entrada foi composta de salada (mix de folhas), presunto parma, queijo parmesão e molho de mostarda e mel. O prato principal foi risoto de alho poro, com medalhão de filé mignon com funghi, ou linguado com molho de camarão, e batatas noisette. De sobremesa, Gâteau Opera (Ganache, chocolate cremoso, creme de manteiga e biscuit de amêndoa). Para o rei, a sobremesa (detalhe – foto) veio com uma coroa, sendo que ela foi criada exclusivamente pela professora do curso de Gastronomia, Leslie Monteiro, como forma de homenagear Pelé.