Aluna de Arquitetura é a primeira beneficiada do Programa Ciência sem Fronteiras

“É uma oportunidade única que proporcionará uma ótima experiência pessoal e profissional”. Essa é a frase que a universitária do 7&ordm, semestre de Arquitetura e Urbanismo da UNISANTOS, Luisa Leme Simoni, utiliza para definir a possibilidade de estudar durante seis meses, a partir de agosto, nos Estados Unidos, na Washington University in St. Louis, uma das mais renomadas universidades do mundo, de acordo com a instituição londrina Times Higher Education. Ela foi a primeira beneficiada por meio de bolsa do  Ciência  sem Fronteiras, sendo que a UNISANTOS é a única da região a fazer parte desse programa governamental.

 

Luisa conta que foi incentivada pelos pais a participar do programa e procurou informações no Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci) da UNISANTOS. “Meus pais, que também são arquitetos, são os grandes incentivadores”. Ela explica que para a efetivação da bolsa foi preciso o processo classificatória da UNISANTOS, conforme publicado em edital, a aceitação da universidade americana e a posterior inscrição no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Além do histórico escolar e o exame de proficiência em inglês, outro fator determinante para a obtenção da bolsa foi o Programa de Iniciação Científica desenvolvido por Luisa. Orientada pelo professor doutor José Marques Carriço, Luisa desenvolveu o projeto Avaliação de Tipologias de Habitação Social na Zona Noroeste, com incentivo de bolsa PROIN (UNISANTOS), sendo inclusive premiada com menção honrosa no Congresso de Iniciação Científica em Arquitetura e Urbanismo.

 

Com o inicio das atividades acadêmicas agendadas para o dia 15 de agosto, Luisa definiu que cursará as disciplinas de Projeto, Livros Urbanos e Software de Desenho 2D e 3D. “Procurei matérias que não teria a oportunidade de cursar aqui, pois isso vai ser o diferencial quando voltar. Além disso, a disciplina de Livros Urbanos vai permitir que eu conheça o local, porque vou ter que fazer um livro com textos, fotografias e assuntos da cidade”.

 

Ciências sem Fronteiras – O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico selecionaram a UNISANTOS para participar do Programa Ciência sem Fronteiras. Com isso, os alunos dos cursos de Graduação, envolvidos em iniciação científica, têm a possibilidade de aprimorar o conhecimento e desenvolver projetos em instituições de ensino no exterior, com bolsas que incluem mensalidades, passagens aéreas de ida e volta,  auxílio moradia e seguro saúde.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!