Ministrada pelo professor doutor Paulo Edson Alves Filho, a palestra será baseada no manuscrito elaborado pelo pirata Thomas Cavendish para o seu testamenteiro Tristam Gorges, durante o período de invasão das Vilas de Santos e São Vicente, em 1591. O encontro abordará os detalhes da expedição, assim como as peculiaridades lingü,ísticas do manuscrito inglês.
Além de integrar o plano de atividades acadêmicas previstas para ocorrer ao longo do ano na Fortaleza da Barra, a atividade integra a programação do último dia da IV Jornada da Educação, que teve início ontem (10).
Fortaleza
Construída em 1584 para defender a cidade de Santos e região, a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, o mais importante conjunto arquitetô,nico-militar do século XVI, foi restaurada graças ao trabalho da UNISANTOS. Em busca da união de forças para sua recuperação, a Universidade promoveu, em 1993, a assinatura de um protocolo de intenções com o Instituto do Patrimô,nio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Prefeitura Municipal do Guarujá.
Hoje, completamente recuperada, a Fortaleza de Santo Amaro é palco de manifestações artístico-culturais, objeto de estudo para diversas áreas do conhecimento e local para o desenvolvimento de trabalhos comunitários da UNISANTOS. A instituição é responsável pelas visitas monitoradas e administra os espaços na realização de atividades com a própria comunidade da Praia de Santa Cruz dos Navegantes, bairro vizinho ao monumento.