No início do próximo ano, estudantes dos cursos de Direito, Enfermagem e Psicologia da UNISANTOS poderão atuar no Núcleo de Justiça Restaurativa de Santos, que visa a transformação na forma de se fazer justiça em qualquer situação de violência. Um termo de autorização para o início dos trabalhos foi elaborado e, em breve, o primeiro convênio com uma universidade da região será assinado, ampliando assim os espaços extensionistas de formação acadêmica.
Recebida na UNISANTOS pelo reitor, o professor mestre Marcos Medina Leite, no dia 6, a juíza Renata Gusmão, titular da Vara do Juizado Especial Criminal de Santos e coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa de Santos, explicou que o projeto representa a integração da comunidade acadêmica com os projetos do núcleo que já existe há três anos. “A justiça restaurativa é um convite para você pensar em um outro modo de fazer justiça. É uma responsabilização coletiva que nós devemos ter na busca de soluções, principalmente em relação ao enfrentamento da violência doméstica, que é um assunto premente nos dias atuais”, destacou.
RECONHECIMENTO – A juíza Renata Gusmão disse que as práticas restaurativas para a solução de conflitos estão sendo realizadas na área criminal, de família, de usuários de entorpecentes, além da violência doméstica, o que envolve, desde o mês de outubro, o atendimento aos agressores. A busca pela parceria com a UNISANTOS ocorreu por conta do reconhecimento pelo trabalho comunitário que a instituição vem desenvolvendo nos últimos anos. O trabalho terá início no próprio Fórum de Santos e, posteriormente, deve ser ampliado para a Clínica de Psicologia da UNISANTOS.
Participaram da reunião preparatória para o convênio, a diretora da Faculdade de Direito, Renata Soares Bonavides; a diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde, Flávia Henriques; o coordenador do curso de Direito, Ivan da Silva; a coordenadora do curso de Psicologia, Iara Candida Chalela Genovese; o coordenador de Relações Institucionais, Cesar Bargo Perez; e Renato Azevedo, da OAB Santos.