Mais de 70 estudantes do 3º ano do ensino médio do Liceu Santista participaram, no último dia 18, do UNISANTOS CONECTA, evento que reúne oficinas e orientações em relação à carreira profissional. Durante 4 horas, eles tiveram a possibilidade de aprofundar o conhecimento nas áreas das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, e Linguagem e suas Tecnologias.
Nas oficinas, os estudantes puderam fazer experimentos e conheceram novos equipamentos e programas exclusivos utilizados na UNISANTOS. Os temas abordados foram: “Patrimônio e Pertencimento”, com o professor doutor Cesar Bargo Peres; “Óleos Essenciais – extração, propriedades e aplicações”, com o professor doutor Antonio José Calixto de Souza; “Tecnologia para construções sustentáveis inteligentes utilizando Revit”, com o professor mestre Jhonnez Alberto Vaz; e “Jogos, animações e quadrinhos”, com o professor mestre Alexandre Valença Alves Barbosa.
OFICINA – Na oficina sobre óleos essenciais, os alunos fizeram a extraíram o Citral (antisséptico) do capim limão; o Limoneno (inseticida) da casa da laranja; e o Eugenol (antisséptico) do cravo da índia. Para Maria Carolina Ramos Costa e Victor Mazzola Lescura o aprendizado foi significativo, afinal foi a primeira vez que realizaram o processo de extração. Já Augusto Eric Rabaza Jepsen, a oficina foi bem didática e ele aprendeu um pouco mais sobre a parte teórica da química. Daniela Medina Leite Avedissian não sabia como era feita a extração e considerou todo o processo muito dinâmico. “Também foi interessante porque ele fez a gente relembrar dos processos de composição do óleo, da matéria química dele”, disse a estudante que pretende fazer Relações Internacionais na UNISANTOS.
Ricardo Campina Gonçalves e Maria Eduarda Andrade Bicho, que pretende cursar Jornalismo, curtiram a oficina e consideraram que houve muito aprendizado. “Achei muito legal a oficina, deu para aplicar alguns conceitos que a gente aprendeu na escola e que tem aplicação na vida real”, destacou Ricardo Gonçalves.
APRENDIZADO – Com o objetivo de cursar Ciência da Computação, Murilo Mendes Santo Sardão participou da oficina de jogos, animações e quadrinhos. “Foi muito legal e deu uma noção de como é trabalhar na área”, disse o jovem que fez pela primeira vez uma pequena animação, orientada pelo docente.
Para Camila Figueiredo Bento a experiência foi completamente diferente. Ela, que pretende fazer Direito, considerou a oficina de Patrimônio e Pertencimento bem didática. Foi super legal fazer a oficina e conhecer a infraestrutura da instituição”.
Gabriel Braga de Souza Otero fez a oficina sobre tecnologia para construções sustentáveis. Ele disse que entendeu melhor sobre projetos e modelagem 3D. “Não havia pensado na modelagem 3D sendo utilizada na minha área de interesse que é a engenharia mecânica. Foi muito bom”.
Depois de fazer a oficina de jogos, animações e quadrinhos, Pedro Cesar da Silva Filho já estava ansioso para realizar alguns experimentos na sua casa. “Gostei muito da oficina. Quero fazer Ciência da Computação, mas a animação será um passatempo”.