Cinco alunos do curso de Licenciatura em Música da UNISANTOS aceitaram o desafio de compor canções inéditas para a trilha musical da encenação Ópera Samba José Bonifácio – Patriarca da Independência – Herói da Pátria, que será apresentada nos dias 7 e 8 de setembro, na Praça Mauá, no Centro, em Santos.
Convidados pelo diretor musical do projeto e coordenador do curso de Música da UNISANTOS, professor doutor Gil Nuno Vaz Pereira da Silva, os alunos Dennis Christofer de Paula Silva, Diego Spósito de Almeida, Filipe Gonzalez Martinez, Claudio Augusto da Luz (Guto Hazuki) e Reinaldo Andrade de Oliveira juntaram-se ao diretor musical e ao supervisor musical, Theo Cancello, para escrever as canções. “Fiz um convite a todos os alunos e eles aceitaram o desafio que busca aproximá-los de um fazer musical que se vincula a um projeto não apenas cultural, mas também educacional e cívico”, explica.
Todas as canções do espetáculo já foram compostas e gravadas, ou estão em processo de gravação, explica Gil Nuno. Ele ainda complementa que as composições respeitaram o recorte do texto teatral escrito pela dramaturga Orleyd Faya, algumas com poesias na integra e outras com trechos.
Ópera Samba – O espetáculo ",Ópera Samba José Bonifácio – Patriarca da Independência – Herói da Pátria", tem o formato de encenação, semelhante aos de outros espetáculos do gênero, como o da Fundação da Vila de São Vicente, que ocorre anualmente em São Vicente. A expressão Ópera Samba traduz uma intenção de introduzir elementos da forma ópera numa concepção cênica múltipla, que mistura teatro, música, dança e várias manifestações da cultura popular, incluindo a ideia do enredo carnavalesco. O espetáculo tem direção geral de Tanah Corrêa.