Divididos em sete eixos temáticos, nos períodos da manhã e tarde, foram discutidos assuntos ligados ao Plano Nacional de Educação, sistema de educação, democratização do acesso, avaliação, aprendizagem, gestão, transparência, controle social dos recursos, trabalho e desenvolvimento sustentável, participação popular, formação, remuneração e carreira, além de justiça social, inclusão e direitos humanos.
Sob a regência do maestro Beto Lopes, o Coral Líricus da UNISANTOS realizou apresentação, no período da manhã. A Editora Universitária Leopoldianum também apresentou as suas mais recentes publicações, no hall de entrada do Campus. Do Programa de Mestrado em Educação, as professoras doutoras Maria Angélica Rodrigues Martins e Maria de Fátima Barbosa Abdalla coordenaram os eixos temáticos Qualidade da educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem e Valorização dos profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho, respectivamente.
A abertura oficial do evento aconteceu na noite anterior, na Unaerp, em Guarujá. A UNISANTOS esteve representada pelo diretor do Centro de Ciências Exatas, Artes e Humanidade, professor mestre Fábio Cardoso Maimone.