Estudantes do 8º semestre do curso de Direito da UNISANTOS, Bruno Cantino, Alexia Galindo Machado de Lima, Joyce Freitas da Silva, Silvio Matias Marques e Priscilla Cardoso Mijares participam da IV Simulação Interfaculdades – Conselho de Segurança da ONU, para discutir a “CRISE HUMANITÁRIA NO AFEGANISTÃO”.
Representando a Irlanda, eles estudam como o país se posiciona em relação à tomada de poder pelo grupo religioso islâmico radical Talibã, no Afeganistão, após a saída das tropas americanas, em agosto. A ação resultou em uma onda migratória de cidadãos fugindo do país. Essa situação será discutida com estudantes de outras instituições no evento que ocorrerá no dia 28 de outubro.
Sob a coordenação/orientação dos professores doutores Edson Ricardo Saleme e Gabriela Soldano Garcez, os acadêmicos da UNISANTOS participam da Simulação com estudantes da PUC/SP, PUC/PR, Universidade São Francisco, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (Erechim/RS), Fundação Santo André, Unicuritiba, Uniesp e UNIP. Essas instituições representam o Vietnã, Tunísia, São Vicente e Granadinas, Noruega, Nigéria, México, Quênia, Índia, Estônia, Rússia, Reino Unido, França, Estados Unidos e China.
EXPERIÊNCIA – Alexia Galindo diz que essa será a sua primeira experiência em uma atividade como esta e que sempre teve interesse pela área do Direito Internacional. Ressalta, ainda, que os professores sempre estimulam os estudantes do curso para realização de atividades extracurriculares. “Quando um professor é excelente, como o caso da professora Gabriela Soldano, apenas um convite basta, pois ela nos estimula a procurar, pesquisar e aprender mais em todas as aulas. O aceite ao Simulado nada mais foi do que uma consequência de um trabalho de docência maravilhoso ministrado pela professora”.
Sobre a preparação, Alexia explica que o grupo está pesquisando como as relações internacionais entre a Irlanda e o Afeganistão se deram no passado para compreender as diretrizes de política externa que esse possa ter diante a situação do Afeganistão. “Aliado a isso, muita pesquisa de como a política irlandesa tratou, nos últimos anos, assuntos como direitos humanos e o seu posicionamento”. Sobre a experiência de participar do Simulado, ela conta que “é uma oportunidade única de desenvolver o raciocínio lógico e político voltado para direito internacional. Além de toda a oportunidade de se desenvolver na pesquisa, e na preparação, para esse ramo do direito, possuímos a experiência de sentir ‘um gostinho’ de como é uma reunião do Conselho de Segurança da ONU”.
CONHECIMENTO – Motivado pelo professor Edson Saleme, Silvio Marques também participará de um Simulado pela primeira vez. Ele destaca que a preparação está sendo muito importante, pois o grupo tem a oportunidade de conhecer e analisar melhor o posicionamento da Irlanda no âmbito internacional e a sua visão de crise em relação ao Afeganistão. “Esta atividade será bem importante para a formação acadêmica, principalmente na área de Direito Internacional. É uma experiência única que irá contribuir para o conhecimento dos mecanismos internacionais, bem como enriquecer as habilidades de todo o grupo”, ressalta.