Dos cursos da área da Comunicação, a professora mestre Lídia Maria de Mello fará o pronunciamento de abertura da audiência pública sobre o navio “Raul Soares”, que a Câmara Municipal de Santos realiza na terça-feira (28), às 18 horas, em sua sede, na Praça Tenente Mauro Baptista Miranda, 1, na Vila Nova. O evento terá a participação de quatro ex-presos da embarcação, que farão relatos pessoais.
Jornalista, a professora Lídia Maria foi convidada pelo fato de ser autoria do livro “Raul Soares, Um Navio Tatuado em Nós”, e também porque o seu pai, Iradil Santos Mello, foi preso político, nesse navio, em 1964. Na época, ele era portuário e diretor do Sindicato dos Operários Portuários. Foi cassado por 10 anos, processado e julgado pela Justiça Militar, embora fosse um civil.
O evento é promovido pela Comissão Municipal da Verdade “Esmeraldo Tarquínio Filho”, da qual a UNISANTOS integra o comitê externo, com a participação de representantes dos cursos de Serviço Social, Psicologia, Jornalismo e História.