“O Doutorado em Educação e os Processos Formativos” foi o tema do ciclo de debates, nos dias 24 de fevereiro e 3 de março, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. Com o objetivo de compartilhar e refletir sobre a produção científica do curso de doutorado, os encontros, de forma remota, contaram com a participação dos estudantes de mestrado e doutorado, de docentes-pesquisadores e convidados, e marcaram o início do semestre letivo de 2021.
As pesquisas apresentadas no primeiro dia do evento, foram: “A Rede pública de laboratórios de fabricação digital da cidade de São Paulo. As contribuições sociais dos espaços maker para a perspectiva do conhecimento como um comum”, do professor doutor Renato Frosch, sob a orientação da professora doutora Ivanise Monfredini; “Políticas neoliberais e Educação Superior privada lucrativa no Brasil: implicações para o trabalho docente”, do professor doutor Elimar Rodrigues Alexandre, sob a orientação da professora doutora Maria Amélia do Rosário Santoro Franco; “O discurso da desigualdade e da igualdade na pesquisa em educação: ditos, inauditos, interditos e contraditos”, do professor doutor Ricardo Costa Galvanese, sob a orientação da professora doutora Irene Jeanete Lemos Gilberto; e “Trabalhador-estudante de Graduação: utopias e contradições”, do professor doutor Antonio Miranda Galleão, sob a orientação da professora doutora Maria Amélia do Rosário Santoro Franco.
FORMAÇÃO – No segundo dia do evento, foram apresentadas as teses: “Professores de Língua Portuguesa e Matemática: representações sociais sobre a docência”, da professora doutora Marli dos Reis dos Santos, sob a orientação da professora doutora Maria de Fátima Barbosa Abdalla; “Didática Universitária: o ato de ensinar com pesquisa na perspectiva do inédito viável”, da professora doutora Rosana Aparecida Ferreira Pontes, sob a orientação da professora doutora Selma Garrido Pimenta; e “Base Nacional Comum Curricular: um estudo sobre o processo de implantação”, da professora doutora Rejane Maria Emilio, desenvolvida sob a orientação da professora doutora Maria de Fátima Barbosa Abdalla