EXTENSÃO – Ambulantes de praia de Guarujá recebem capacitação na UNISANTOS. Eles integram o projeto “Alimentação Saudável – Na praia também pode!”

Ambulantes elogiaram o laboratório de Gastronomia e Nutrição

Fruto de parceria entre a UNISANTOS e a Prefeitura Municipal de Guarujá, o projeto “Alimentação Saudável – Na praia também pode!” entrou em uma nova fase com a capacitação da primeira turma de ambulantes da Praia das Pitangueiras. Durante quatro dias, eles vivenciaram um aprendizado diferenciado, colocando em prática novas técnicas de manipulação, preparo e cocção de alimentos. No Laboratório de Gastronomia e Nutrição da UNISANTOS, prepararam um cardápio mais saudável e sustentável. No encerramento, ontem (10), também utilizaram o “carrinho-escola”, construído especialmente para o projeto para apresentar algumas propostas do uso de tecnologias para elaboração de porções e petiscos.

Carrinho-escola foi construído para o projeto

Em conformidade com a política de segurança alimentar e nutricional, de acordo com o Guia Alimentar e Nutricional Brasileiro, os docentes da UNISANTOS prepararam uma apostila com todas as dicas de higiene, manipulação e preparo de alimentos, além das receitas que foram trabalhadas durante a capacitação. “Eles aderiram ao projeto, estão elogiando, desde as aulas teóricas, em que fizeram o link com as próprias experiências, até as aulas práticas, destacando as receitas e tirando dúvidas. Foi uma grata surpresa”, disse a professora doutora Rosângela Bampa Schattan, coordenadora do projeto pela UNISANTOS.

Técnicas para o preparo
Atenção ao visual do prato

Uma das docentes que participam do projeto, a professora mestre Kelly Ferreira Piasentin contou que estava ansiosa pela capacitação, para sentir como seria o contato com os ambulantes a partir de uma proposta diferenciada em busca de uma mudança de estilo, com foco em refeições mais saudáveis. “Foi incrível a receptividade. Claro que será preciso adaptações por conta das condições que eles têm na praia, mas já há uma visão diferente, de que é possível trabalhar com menos óleo, que é possível utilizar vários tipos de cocções”, disse a chef. Ela citou como exemplo a proposta do pastel grelhado, que evita a imersão no óleo, a da fruta na salada e a do sanduíche com salada e frango grelhado. “O resultado foi super satisfatório. Eles gostaram. As receitas foram bem aceitas”, finalizou.

Elizangela Bernardes
Carlos Alberto

COMERCIANTES – Presidente da Associação dos Carrinhos das Praias de Guarujá – Fast Food, Carlos Alberto dos Santos explicou que a partir de agora os ambulantes querem ser chamados de “comerciantes de praia”, “afinal é um novo momento, um novo cardápio, um novo começo. Essa capacitação irá ajudar e melhorar o nosso atendimento. Nós vamos poder oferecer um alimento saudável, como salada, um peixe ou lula grelhados. Isso será um diferencial. Recebemos turistas de todo o Brasil e de outros países”, disse.

Há oito anos no comércio de praia, Elizangela de Oliveira Bernardes dos Santos contou que aprendeu novas técnicas e elogiou o trabalho dos docentes da UNISANTOS. A experiência despertou o desejo de cursar Gastronomia na Universidade. “Essa experiência me deu uma visão diferente. Acho que é isso que eu quero para a minha vida. Esse laboratório é excelente, um espaço amplo, não falta nada”, ressaltou a comerciante que já irá testar neste final de semana uma das receitas em seu carrinho.

Francisco Oliveira
Ana Karina

Proprietário do “carrinho do Chicão”, Francisco Barros de Oliveira atua há 36 anos no comércio de praia. Empolgado com a oportunidade, ele disse que aprendeu bastante e já quer colocar em prática muitas receitas. “Foi bom demais, gostei muito da Universidade. Os professores são ótimos”, destacou. Para Ana Karina Santos Fernandes, que atua há cinco anos na praia, o aprendizado foi muito rico. “Aprendi muito preparo diferente que eu posso levar para o carrinho. Está sendo útil para o meu trabalho e para o dia a dia na minha casa. Gostei muito de um preparo de peixe no forno”.

Jennifer Pereira

INICIAÇÃO CIENTÍFICA – Jennifer Freire Pereira, do 6º semestre do curso de Nutrição da UNISANTOS, também participou do encerramento da capacitação.  “Essa experiência tem sido um grande aprendizado. A gente amplia o olhar. Aquilo que é visto na teoria, agora pode ser observado na prática”, disse a estudante que integra o grupo que realiza o projeto de iniciação científica referente ao projeto. Responsável pela pesquisa sobre a qualidade higiênico-sanitária dos carrinhos, ela também contribuiu para elaboração da apostila e já pensa no projeto como objeto de estudo para o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Apostila para os participantes

PROJETO – Alinhado ao Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, da Prefeitura de Guarujá, o projeto envolve os cursos de Nutrição e Gastronomia, e o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci) da UNISANTOS. Nessa fase para capacitação, contou com o apoio da Editora Universitária Leopoldianum para elaboração da apostila.

A partir do mês de janeiro, mais cinco turmas com 16 integrantes participarão da capacitação na UNISANTOS. A primeira atividade de cada turma (aula teórica) ocorre em Guarujá.