A cobertura vacinal na Região Metropolitana da Baixada Santista está abaixo da meta determinada pelo Ministério da Saúde, para crianças de zero a 2 anos, entre os anos de 2016 e 2018. Os dados, que fazem parte do maior levantamento já feito no País sobre vacinação, foram apresentados durante o I Simpósio de Imunização: Desafios e Inovação, nos dias 7 e 8 de outubro, quando foi lançado oficialmente o “Observatório das Vacinas”, projeto que busca compreender a relação da cobertura vacinal com os fatores socioeconômicos, ambientais e de saúde, por meio da análise espacial e georreferenciamento em 5570 municípios.
Com a participação de aproximadamente 200 inscritos, o evento reuniu pesquisadores, estudantes e representantes do Ministério da Saúde, da diretora técnica da Divisão de Imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde, da Secretaria do Estado da Saúde, do Centro de Controle de Doenças e do Centro de Vigilância Epidemiológica, além de dirigentes da UNISANTOS.
O Observatório das Vacinas é coordenado pelas professoras doutoras Carolina Luísa Alves Barbieri e Lourdes Conceição Martins, do Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva, e conta com a participação da pós-doutoranda Ysabely de Aguiar Pontes Pamplona. O projeto foi desenvolvido com financiamento da Fundação Bill Melinda Gates Foundation e CNPq / Ministério da Saúde, e tem parceria da Universidade Estadual da Paraíba (UEB) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).
Confira a cobertura do evento. Acesse os links abaixo.