Nos últimos anos a democracia vem sofrendo diversos ataques por parte da população ou por autoridades do País. Esse cenário motivou a realização da palestra “Democracia, Estado de Direito e Crise Política”, no dia 26 de agosto, durante a 67ª edição da Semana Jurídica da Faculdade de Direito da UNISANTOS.
O evento, que contou com a participação de estudantes do curso de Direito e mediação da professora doutora Ana Paula Fuliaro, teve como palestrantes o docente da PUC São Paulo e do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), o professor doutor Georges Abboud e o docente da UNISANTOS, o professor doutor Sylvio Alarcon Estrada Junior.
O advogado Geoges Abboud falou sobre a história da democracia e detalhou alguns pontos que transformam esse regime político em algo frágil no País. Segundo ele, que é doutor em Direitos Difusos e Coletivos, o coleguismo e a corrupção explicam um pouco o porquê vivemos esse momento conturbado. “Precisamos entender que a democracia não é um projeto de gabinete, e que ela é sim oriunda de um processo histórico”.
O professor Sylvio Alarcon comentou que para acontecer um avanço em nossa democracia, é preciso vencer os obstáculos que a transformam em algo frágil na atualidade. De acordo com o docente, vivemos tempos de discursos antidemocráticos que acabam gerando uma ameaça democrática. “Essa crise que estamos passando tem raízes anteriores e para vencê-la precisamos vencer essas ameaças”, disse.