“A iniciação na advocacia: desafios e oportunidades” foi o primeiro webinar da 67ª Semana Jurídica da Faculdade de Direito da UNISANTOS. Com a participação de “pratas da casa”, foram discutidas, no dia 24 de agosto, questões como a importância da comunicação entre o profissional e o cliente, da qualificação permanente e do cumprimento de todas as etapas para planejar o futuro.
O evento contou com a participação da presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB Santos, Larissa Carolina Silva Paz, e do advogado da OAB Santos, Matheus Muniz de Ávila Rodrigues. Um dos primeiros pontos abordados foi o de desmistificar alguns dos aspectos associados à advocacia moderna, como a advocacia sendo uma profissão de sucesso instantâneo.
Enfatizando a necessidade do estudo contínuo, principalmente por causa das grandes mutações que o Direito sofre a todo o instante, Larissa Paz ressaltou que a advocacia exige investimentos em estudos, sendo a graduação a base. Posteriormente, a especialização e a pós-graduação vão fazer a diferença na formação. Ela também lembrou que é preciso investir em cada etapa, sem pretender antecipar alguma. “De que adianta passar no exame de Ordem, por exemplo, se você vai carregar uma DP ou não vai conseguir concluir o TCC”.
Em relação à comunicação entre o profissional e o cliente, Matheus Ávila disse que é preciso sempre ter uma comunicação clara, adaptando o conteúdo técnico para a melhor compreensão do cliente. “Temos que usar o mínimo do “Juridiquês” possível com o cliente”, orientou.