Como forma de facilitar a vida do cidadão agilizando o atendimento e a execução de pedidos e benefícios realizados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o webinar “Utilização do ‘Meu INSS’ para efetivação dos direitos sociais” foi realizado, no dia 27 de agosto, como parte da programação da 67ª Semana Jurídica da Faculdade de Direito da UNISANTOS.
O evento contou com a participação da egressa da Faculdade de Direito, Catarine Oliveira Ozores Barroso. A advogada é pós-graduada em Direito do Trabalho, Direito Previdenciário, Direito Corporativo e Compliance. “Não é preciso ser advogado para acessar o Meu INSS”, ressaltou a profissional, lembrando que há uma gama de serviços oferecidos no portal, que, além de intuitivo, traz funcionalidades que garantem mais acesso da população.
Ela lembrou que antes de maio de 2018, era preciso ir até às agências do INSS para dar entrada em algum tipo de benefício ou sanar alguma dúvida. E que naquele local, existia um balcão de atendimento exclusivo para advogados, sendo que a população geral era atendida pelos demais funcionários da agência. “Quem ia ao INSS sabia que era um dia perdido. O atendimento demorava, pois tinha muita gente. Às vezes, você ia até lá e não tinha sistema e você perdia viagem. Era um mundo antes da tecnologia. Era o que o INSS parecia”, disse.
Durante a palestra, a egressa logou no portal www.meu.inss.gov.br e apresentou algumas funcionalidades oferecidas, enfatizando que o serviço veio para cumprir uma função social, garantindo mais acesso da população às informações previdenciárias. Ela salientou que, para muitas pessoas, o INSS é algo muito distante. “A maioria da população só vai a uma agência quando completa 65 anos; quando acredita que completou seu tempo de contribuição para uma eventual aposentadoria; quando passa por algum infortúnio da vida; ou quando uma mãe tem um filho”, contou.