Possuir uma visão crítica da realidade e paixão pela educação são características essenciais para quem quer ser um educador. A formação profissional do pedagogo tem assumido lugar de destaque nos debates educacionais no Brasil e no mundo. Desde a alfabetização até a gestão escolar, são muitas as possibilidades para que os profissionais da área empreguem conhecimentos pedagógicos, até mesmo em ambientes não escolares. Ontem (20), foi o Dia Nacional do Pedagogo. A UNISANTOS, que formou milhares de pedagogos em 67 anos de história do curso, não poderia deixar de lembrar desses heróis que enfrentam os desafios diários, cumprindo a missão de educar.
Estudante do 6º semestre de Pedagogia, Mariclara Ferreira dos Santos revela que a vontade de ingressar na área surgiu de uma memória da infância, quando ajudava colegas surdos a entender a matéria na sala de aula quando a professora não estava presente. “Antes de ser interprete de libras, eu queria ter um conhecimento científico sobre o comportamento das crianças e saber como trabalhar na instituição escolar”, ressalta.
ESCOLHA – Avaliado com Conceito 5 (máximo) pelo MEC/ENADE, o curso de Pedagogia da UNISANTOS acabou sendo uma escolha natural para Mariclara, uma vez que ela já tinha familiaridade com a Universidade. Enquanto estudante do ensino fundamental, ela teve aulas de matemática avançada com um professor/estagiário da UNISANTOS que integrava o Programa Institucional de Iniciação à Vida Acadêmica (PIBID), fruto de parceria entre a UNISANTOS e a Capes/MEC. Além disso, ela revela que participou da Católica Trends 2017, a feira de profissões da UNISANTOS, e se sentiu atraída pelas muitas possibilidades que a Universidade oferece. “Há preocupação não só com nosso bem-estar, mas com nosso aprendizado. Existe muita leitura e uma educação crítica e reflexiva”, destaca.
Para Laís Lima Chagas, do 7º semestre, a motivação para cursar Pedagogia surgiu do conceito de que a educação é o caminho para a transformação. “Por meio dela (educação), posso ajudar as pessoas, mesmo as que estão em condições desfavorecidas, a mudar de vida e serem mais do que apenas estatística”, explica. Ela também participou da Feira de Profissões, enquanto estudante do Ensino Médio, e escolheu a UNISANTOS por conta da infraestrutura e reconhecimento do curso. “O que mais destaco no curso é a apresentação da área para além dos conteúdos, enfatizando a realidade do pedagogo no seu cotidiano e as diferentes áreas em que podemos atuar. Tudo isso muito bem estruturado pelos excelentes professores”, comenta.
ESTUDOS – Focada em sua formação, Mariclara diz que mantém uma rotina bastante organizada, reservando o período da tarde para os estudos e conciliando com o estágio em uma escola que atua. Para o futuro, ela projeta emendar uma pós-graduação lato sensu ou o mestrado assim que concluir o curso. “Eu gosto muito de estudar na UNISANTOS, é quase minha segunda casa. Quero me dedicar mais na escola em que trabalho e tentar concurso público”, conclui.
Apesar do dia a dia bastante corrido, por conta dos estudos e do estágio em uma escola particular, Laís revela que tem conseguido conciliar as atividades e valoriza a experiência. “A experiência do estágio é essencial para a formação de professor, pois é onde iniciamos a inserção no cotidiano escolar. Podemos fazer a ligação da teoria com A prática, vivenciando diferentes situações”, explica. Além da atuação em escolas públicas, ela já tem outros planos para o futuro. “Pretendo lecionar em escolas públicas, porém, meu principal objetivo, é continuar estudando e ingressar no mundo da pesquisa”.
Coordenadora do curso de Pedagogia da UNISANTOS, a professora mestre Roseane Marques da Graça Lopes destaca que a formação oferecida na Universidade entrega ao estudante saberes que permitem um olhar fundamentado para que atue com segurança em um espaço escolar, desde a organização geral das ações didáticas e atuação em classe, até a construção da cultura organizacional e orientação pedagógica. Além de proporcionar o entender dos reflexos das políticas educacionais na educação escolar.
DIFERENCIAIS – Entre os diferenciais, a coordenadora relaciona o diálogo constante com a pesquisa, seja por meio do Programa de Iniciação Científica com oportunidade de bolsa, seja na interação com grupos de pesquisa da pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado); a bem equipada Brinquedoteca e Midiateca, que permite aos estudantes intensa interação com entidades da comunidade; o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que possibilita a prática docente já nos primeiros semestres com bolsa da Capes; o fato da UNISANTOS ter o único curso de Pedagogia da região selecionado pelo MEC/Capes para oferta do Programa de Formação Emergencial de Professores da Educação Básica (PARFOR), com concessão de bolsas de estudo integrais; entre outros.
Com relação ao mercado de trabalho, Roseane ressalta que há uma grande absorção dos concluintes em razão do reconhecimento da instituição. “Todos deixam a Universidade já empregados. Recebemos solicitações das escolas da rede particular para o encaminhamento dos nossos estudantes. Há um reconhecimento tácito da comunidade quanto à qualidade do curso que oferecemos e de como nossos estudantes são formados”, argumenta. A professora também salienta que os egressos mantêm contato regular com a coordenação, possibilitando o conhecimento do cenário regional e nacional com vistas ao oferecimento de formação complementar, acompanhando a dinâmica da área educacional no País.