Com as medidas necessárias de isolamento físico, alguns hábitos podem contribuir no controle das despesas. Aproveitar o tempo livre para organizar as finanças é a primeira recomendação do mestre em Administração e Educação e especialista em Administração Contábil e Financeira, o economista Elimar Rodrigues Alexandre, dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.
O especialista recomenda que é preciso anotar tudo, fazer uma planilha dos gastos. Manter o controle das despesas e evitar parcelamentos nas compras é um bom começo, para não comprometer o orçamento dos próximos meses. Ele destaca que é muito importante ter consciência sobre os rendimentos e gastos mensais.
HOME OFFICE – Adotar hábitos para reduzir o consumo de energia é outra recomendação importante do docente. “Para quem está trabalhando em regime de home office, escolha um cômodo com luz natural, desligue o PC e todos os periféricos da tomada quando não for utilizá-los. Efetue alterações nas configurações do PC, como regular o brilho da tela e o tempo para entrar em modo de espera ou em hibernação quando estiver ocioso. Evite permanecer com o aparelho de televisão ou computador ligado o tempo todo”.
ALIMENTAÇÃO – Outras dicas do docente é não fazer estoque de alimentos, comprar o estritamente necessário e valorizar o empório, a “vendinha” do bairro, para fortalecer e apoiar o comércio local. E que tal cozinhar em casa? Para o economista, essa é uma forma de economizar significativamente, pelo custo e acréscimo do serviço de entrega.