“Avaliação e Monitoramento de Disponibilidade Hídrica Subterrânea na Baixada Santista usando Métodos Geofísicos”. Este é o título do projeto de pesquisa do Laboratório de Engenharia Geofísica (LEG), vinculado ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci) da UNISANTOS, que foi aprovado e receberá incentivo de cerca de R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais) do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO). O estudo, que envolverá docentes-pesquisadores e estudantes, pretende mapear, até agosto de 2021, a situação dos aquíferos em oito municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista.
Um dos líderes do LEG, o professor doutor Oleg Bokhonok, que é docente dos cursos de Engenharia, explica que este é o primeiro projeto de pesquisa desta dimensão sendo realizado na costa brasileira. Estão previstas 75 dias de saída a campo para a coleta de informações em oito municípios da Região Metropolitana Baixada Santista (Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão e Guarujá). A ideia é detalhar até onde as cunhas salinas, ou seja, a intrusão de água do mar, ocorre nos aquíferos da região.
Segundo o pesquisador, é importante que tenhamos informações sobre a água potável e os recursos hídricos disponíveis na região. “A ideia é entender os aquíferos, saber onde está a água, e também monitorar. Ou seja, tonar o uso mais produtivo e sustentável”, explica. De acordo com Oleg, atualmente nem mesmo a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo possuí informações sobre as águas subterrâneas da região.
Além do professor Oleg Bokhonok, também estão envolvidos no projeto o professor doutor Otávio Coaracy Brasil Gandolfo e o professor mestre Jhonnes Alberto Vaz. A pesquisa ainda contará com a participação de estudantes do Programa de Iniciação Científica, voluntários e estudantes de Iniciação Científica do Ensino Médio, que integram o Programa de Educação Científica para o Ensino Médio. Além disso, nas saídas de campo ainda serão convidados estudantes do Ensino Médio de escolas conveniadas com a UNISANTOS.
EQUIPAMENTOS – Com o incentivo da FEHIDRO, a UNISANTOS adquiriu dois aparelhos Global Navigation Satellite System – GNSS, que servem para aquisição de coordenadas e posicionamento global; quatro computadores com configuração avançada para processar os dados coletados; além de equipamento geofísicos, como: eletrorresistivímetro (mede a resistividade aparente do solo); Ground Penetrating Radar – Georadar (propagação da onda eletromagnética); e sismógrafo (princípio de propagação de ondas elásticas).