Do curso de Doutorado em Educação da UNISANTOS, Roberto Araújo da Silva realiza uma maratona de atividades acadêmicas e de pesquisa, em Portugal e na Irlanda. Hoje (31), ele participou do I Congresso Internacional Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, e apresentou a comunicação “Função Social da Universidade na pós-modernidade: como reconfigurar práticas pedagógicas contemporâneas?”.
Apresentando e discutindo desdobramentos do seu projeto de pesquisa de doutoramento, que tem orientação da professora doutora Maria Amélia do Rosário Santoro Franco, ele também irá participar do IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores, entre 3 e 5 de junho, na Universidade de Lisboa. Neste período, realiza atividades de pesquisa com o professor doutor António Neves Duarte Teodoro, diretor do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, da Universidade Lusófona, cofundador do Instituto Paulo Freire, de Portugal, e coordenador da Rede Ibero-Americana de Investigação em Políticas de Educação.
Após esse período, Roberto Araújo realiza curso, que reúne 20 estudantes de 16 países, sobre currículo e políticas educacionais, na Maynooth University, em Dublin, na Irlanda. Na sequência, retorna a Portugal para participar do II Seminário Internacional de Currículo, Avaliação e Tecnologias Educativas, e apresenta trabalho sobe políticas de avaliação no Brasil e a flexibilização que surgiu com a Educação a Distância.