Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UNISANTOS, a professora doutora Maria de Fátima Barbosa Abdalla é uma das autoras do relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), divulgado neste segundo semestre, que aborda a temática “Formación Inicial Docente en Competencias para el Siglo XXI y Pedagogías para la Inclusión en América Latina: Análisis comparativo de siete casos nacionales”.
O documento, promovido pela Estratégia Regional sobre Docentes (ERD) do Escritório Regional de Educação para a América Latina e Caribe (OREALC/UNESCO), analisa e compara a formação inicial de docentes da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Guatemala, México e Peru. O estudo define como critérios analíticos e critérios de comparação da formação inicial de professores, Competências do Século XXI e Pedagogias de Inclusão, que são temas chaves para a formação dos futuros docentes.
A pesquisa foi desenvolvida pela Secretaria Técnica da Estratégia Regional de Professores para a América Latina e o Caribe, chefiada pelos especialistas Cristián Cox, Carlos Eugênio Beca e Marianela Cerri. O relatório foi preparado pelos especialistas Maili Ow (Chile), Ángela Madrid (Chile) Jennifer Guevara (Argentina), Patrícia Albieri de Almeida e Maria de Fátima Barbosa Abdalla (Brasil), Gloria Calvo (Colômbia), Verónica Mérida (Guatemala), Sylvia Ortega (México) e Sandra Carrillo (Peru).
CURRÍCULO – Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Instituições de Ensino, Políticas e Prática Pedagógicas”/CNPq na UNISANTOS, é também membro da Diretoria da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais em Educação (ANFOPE); Membro da Comissão Científica da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped); Membro da Latin American Studies Association (LASA)/Rede Latino-Americana de Estudos sobre Trabalho Docente (Rede Estrado)/Fórum Estadual Paulista e Consultora da UNESCO.
Acesse o relatório na integra AQUI.