O painel de especialistas vai discutir os avanços na utilização de fontes renováveis de energia e seus impactos sociais, econômicos e ambientais. O desiquilíbrio entre desenvolvimento econômico e meio ambiente tornam necessários esforços para a promoção e adoção de novas formas de utilização de energias renováveis na matriz energética global. Atualmente, a forma como é gerada energia e como são tratados os resíduos produzidos por esse processo é insuficiente para a manutenção dos ciclos naturais do planeta.
PARTICIPANTES
Marcelo Squassoni – Bacharel em Direito; deputado federal pelo Estado de São Paulo; presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal.
Daury de Paula Júnior – Bacharel em Direito; promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo. Na área ambiental, atuou em eventos de grande repercussão, como o caso Rhodia, o incêndio da Ultracargo e o caso dos micronutrientes, sobre a utilização de resíduos industriais na composição de fertilizantes.
Cleber Ferrão Corrêa – Engenheiro agrônomo, mestre em Agronomia e doutor em Ciências Biológicas. Diretor do Centro de Ciências Exatas, Arquitetura e Engenharia da Universidade Católica de Santos.
Rodrigo Fernandes More – Bacharel, mestre e doutor em Direito Internacional, pesquisador sobre Direito do Mar, Ciências do Mar e Oceanopolítica da Universidade Federal de São Paulo.
Coordenação do painel:
Alcindo Fernandes Gonçalves – Engenheiro civil; mestre e doutor em Ciência Política, com atuação nas áreas da Governança Global e Regimes Internacionais e Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade Católica de Santos.
PÚBLICO-ALVO
Estudantes das engenharias Ambiental, Civil, de Produção e de Petróleo
DATA E HORÁRIO
3/09, às 19h
LOCAL
Campus Dom Idílio José Soares
Auditório 213
OUTRAS INFORMAÇÕES
Prof. Dr. Cleber Ferrão Corrêa
Diretor do Centro de Ciências Exatas, Arquitetura e Engenharia
E-mail: dir.cceae@unisantos.br